Skip to content

#0 one for the road EN 103 o início Traditional Geocache

This cache has been archived.

Bitaro: Esta geocache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante uma situação de falta de manutenção.
Relembro a secção das Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Uma vez que se trata de um caso de falta de manutenção a sua geocache não poderá ser desarquivada. Caso submeta uma nova será tido em conta este arquivamento por falta de manutenção.

More
Hidden : 04/04/2012
Difficulty:
1 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:



A primeira das caches, que começa no inicio da EN 103 (BRAGA-CHAVES), num local de grande significado histórico a batalha de carvalho d´este ( 100 anos)...

Aqui começa o roteiro de caches da EN 103, com grande significado para mim, que durante anos, usei esta estrada quando era mais novo para visitar a familia para além dos montes (Trás- os - Montes), viagem feita sempre com grande dificuldade, devido as curvas e duração, que no inverno chegava a durar 3 horas para cada lado, eram as inumeras paragens por motivos de enjoo, por outro lado fica aqui o meu tributo a todos que faleceram nesta EN103.
EN103 é uma via rodoviária classificada como Estrada Nacional que integra a rede nacional de estradas de Portugal.
PercursoA EN103 é uma estrada que liga o litoral minhoto ao interior trasmontano. Começa em Neiva, perto de Viana do Castelo, onde entronca com a EN13, e prolonga-se por uma paisagem multifacetada pelo Este do Alto Minho, e por toda a zona Norte de Trás-os-Montes, passando por localidades como Braga, Chaves, Vinhais, até acabar em Bragança. Constituiu um projecto de Estrada Nacional que percorresse toda a fronteira Norte de Trás-os-Montes com a Espanha, ligando as principais localidades raianas, das quais apenas Montalegre não é contemplada, já que a EN103 não a serve directamente. Paralela à EN103, e com o propósito semelhante de acompanhar a fronteira passando no entanto por localidades de menor grandeza, existe a EN308, projecto este nunca terminado, constituindo o seu traçado uma manta de retalhos, dadas as inúmeras interrupções de percurso.

Pela sua dimensão e localização, a EN103 oferece uma viagem dura e sinuosa em grande parte do seu trajecto, mas de um encanto ímpar. Atravessa os seguintes rios:

Rio Cávado - Entre Barcelos e Barcelinhos;
Rio Tâmega - Em Chaves;
Rio Rabaçal - Em Rebordelo;
Rio Tuela - Perto de Soeira;
Rio Baceiro - Perto de Castrelos.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Batalha do Carvalho d'Este

O marechal Nicolas Jean de Dieu Soult, comandante do II CE, tinha invadido Portugal (ver Segunda Invasão Francesa). O seu objectivo era chegar ao Porto e daí partir em direcção a Lisboa. Entrou em Portugal pelo vale do rio Tâmega e, em 12 de Março de 1809, ocupou Chaves. As forças do general Silveira que se encontravam na cidade foram obrigadas a retirar para a região de Vila Real. Soult decidiu atravessar a Serra da Cabreira e, a partir de Braga, aproveitar as estradas que lhe permitiam um movimento mais fácil e mais rápido até ao Porto.

O general Bernardim Freire de Andrade foi nomeado em 24 de Janeiro de 1809 Governador de Armas da Província do Minho. A Regência tinha tomado medidas para reconstruir as unidades que tinham sido dispersas por ordem de Junot durante a Primeira Invasão Francesa. Os resultados, no entanto, não eram famosos porque a falta de oficiais, de armamento e equipamento, não permitiam organizar uma força credível. Os homens chamados às armas não tinham, em grande parte, qualquer experiência militar. As unidades de tropas regulares estavam muito incompletas. As unidades de tropas irregulares – milícias e ordenanças – para além de mal armadas, não tinham um enquadramento que lhes garantisse um mínimo de organização e disciplina e, desta forma, apesar do seu grande entusiasmo, formavam grandes grupos indisciplinados que normalmente eram mais prejudiciais que úteis.

Bernardim Freire entendeu que não tinha condições para organizar uma defesa efectiva na região de Braga e, talvez por isso, guarneceu mal as passagens da Serra da Cabreira onde se podia oferecer uma boa resistência ao inimigo. No dia 17 de Março, pretendeu iniciar a retirada das suas forças regulares para o Porto e aí participar na defesa da cidade, que estava a ser organizada. No percurso podia executar uma acção retardadora e com isto ganhar tempo para a organização da defesa do Porto e desgastar o inimigo. O seu gesto foi mal interpretado pela população, Bernardim Freire foi preso pelos ordenanças de Tabosa e, nesse mesmo dia, foi assassinado por populares completamente descontrolados. O comandante do batalhão da Leal Legião Lusitana que lhe tinha sido enviado de reforço, Christian Adolph Frederick Eben (conhecido como Barão Eben), assumiu o comando das forças.


* MENOR TEMPO para realizar o Tour EN103 - 4H53 por dpainem, Adramalech e Gomes@Cache


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


This page was generated by GeoPT Listing Generator

Additional Hints (Decrypt)

ab gevâathyb vairegvqb, vyhzvanqn cryn frthaqn yhm

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)