FEB - "Canarinhos"
A Força Especial de Bombeiros “Canarinhos” (FEB) é uma força especial de proteção civil, dotada de estrutura e comando próprio, organizada e inserida no dispositivo operacional da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), criada ao abrigo do disposto no artigo 19º do Decreto-Lei n.º 247/2007, de 27 de Junho, que aprovou o regime jurídico dos Corpos de Bombeiros.
A origem da FEB remonta a 2005, tendo na sua base a aplicação de uma estratégia de combate aos incêndios florestais que conta com a participação de helicópteros guarnecidos com Equipas/Brigadas Especiais, com o intuito de combater rapidamente e com grande eficácia os incêndios florestais nascentes, evitando o desenvolvimento de incêndios de grandes proporções.
Em 2005, o Governo incumbiu o então Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC) de constituir e formar um conjunto de bombeiros especializados em combate a incêndios florestais nascentes e em operações combinadas por meio de helicópteros, integrando-os em equipas denominadas operacionalmente por "Canarinhos". Foi ainda determinado que, fora do período considerado de maior incidência de incêndios florestais, estas equipas fossem envolvidas em ações de formação e/ou prevenção de acordo com diretivas a publicar.
Nesta senda, o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil reforçou o Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Florestais, preparando 6 equipas helitransportadas, com 14 elementos cada, num total de 84 bombeiros. Em 2006, foi decidido manter estas equipas helitransportadas, na sequência dos bons resultados obtidos, tendo o Governo determinado que se iniciasse a formação de uma 1ª Companhia Especial de Bombe
iros, a manter, numa primeira fase em 2007, nos distritos de Guarda, Castelo Branco, Santarém e Portalegre.
A 1ª Companhia da FEB, terminada a fase inicial da sua formação individual e coletiva, iniciou a sua atividade operacional a 25 de Maio de 2007, nos Distritos a que ficou adstrita, tendo iniciado, em Janeiro de 2008, a fase de preparação e qualificação para a intervenção em diferentes tipos de ocorrências de proteção civil.
Em 2008 é decidido promover o alargamento territorial desta força, constituindo uma 2ª Companhia nos distritos de Évora, Beja e Setúbal. A 23 de Abril de 2008 é formalmente apresentada a 2ª Companhia Especial de Bombeiros, após um período de formação e especialização nas técnicas de combate a incêndios florestais.
Em 2009, opera-se uma reorganização da estrutura operacional da FEB que passa a ser composta por um batalhão, constituído por três companhias. A 1ª Companhia passa a englobar os Distritos de Guarda e Castelo Branco, a 2ª Companhia é constituída pelos Distritos de Beja, Évora e Setúbal e a 3ª Companhia pelos Distritos de Santarém e Portalegre. Ainda neste ano são integrados na FEB os Recuperadores–Salvadores que prestavam serviço nas Bases de Helicópteros de Serviço Permanente de Santa Comba Dão e Loulé, tendo sido criado o Grupo de Recuperadores–Salvadores da FEB, que contemplou um reforço do efetivo, perfazendo atualmente um efetivo de 12 elementos.