Skip to content

<

Pego Escuro [ghost village]

A cache by Lucmanx Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 07/02/2012
Difficulty:
2.5 out of 5
Terrain:
3 out of 5

Size: Size:   regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:





   Pego Escuro




 

LENDA DO PEGO ESCURO

  Nos princípios do século passado morava nas proximidades do Pego Escuro um lavrador, que possuía muito gado, e tinha por isso criadores ao seu serviço. Um deles estava especialmente encarregado de guardar as vacas. Em certa noite foi o guardador em procura de uma vaca que se safara da Alpendurada, e viu que, horas depois, a vaca entrara no estábulo muito farta. O guardador preveniu o patrão e ambos a espreitaram nas noites seguintes. Em certa noite repetiu-se a cena: a vaca desprendeu-se da manjedoura, saiu, e voltou horas depois muito farta. Então resolveu-se o lavrador seguir a vaca, quando novamente a cena se repetisse. Uma noite, a vaca saiu, e o amo e o criador, acompanhando-a de longe viram que o animal se dirigia ao Pego Escuro; e logo, viram também que a água do pego se abrira, dando assim fácil entrada à vaca. Ficaram pasmados, e na noite seguinte, porque o criador tinha medo, foi a vaca somente vigiada pelo lavrador. Esperou o lavrador que a vaca saísse do pego, e nesse momento, uma voz dizia:

      - Aí tens a tua vaca pesada. Daqui a pouco tempo parirá dois bezerrinhos: um estrelado e outro mourato. No fim de um ano junte-os ao arado e trá-los a este pego. É preciso que ninguém veja o leite da vaca enquanto criar os bezerrinhos.

      O lavrador ouviu tudo perfeitamente e resolveu cumprir os desejos da voz oculta.

      Tempos depois, a vaca pariu dois bezerrinhos, e o lavrador proibiu que alguém tratasse da vaca. Era ele que tratava a fim de que ninguém visse o leite. Pareceu estranho à mulher do lavrador o preceito imposto pelo marido ao criado. Na primeira ocasião azada aproximou-se da vaca e pôs-se a ordenha-la.

      Com a presa caiu algum leite sobre as mãos da lavradeira, que logo as limpou no pêlo do bezerro mourato, que era o que lhe ficava mais próximo.

      Logo que os bezerrinhos fizeram um ano, o lavrador lançou-lhes a canga e conduziu-os, jungidos ao arado, para o Pego Escuro. Chegou, a água abriu-se, e os animais entraram, ficando o lavrador de fora a espreitar. Viu ele os bezerros, no fundo do pego, darem uma volta, e a chapa do arado encravar-se numa grande caixa, cheia de dinheiro em ouro. Ao mesmo tempo ouviu a voz, que gritava:

      - Força mourato, força mourato!

      O bezerro mourato fraquejou.

      Então ouviu a mesma voz:

      - Ai, ladrão, que me dobraste o encanto! Perdeste o dinheiro. Alguém viu o leite da vaca!

      Os bezerros não puderam sair do pego. O lavrador retirou-se para casa, triste e apoquentado. Soube pela mulher que ela fora a causa de não ficarem riquíssimos.

 

fonte: Oliveira , Ataíde. Monografia de São Bartolomeu de Messines. Algarve em Foco Editora, 1909.

 

                                                            PT

 Esta multi simples vai levá-los até à aldeia abandonada do Pego Escuro , que está localizada junto à barragem do funcho , no interior Algarvio
. A partir das coordenadas  N 37° 18.413 , W 008° 22.728 , o acesso até à aldeia é feito por um caminho de terra batida com cerca de 5 Km .

Nas coordenadas íniciais vão ter de procurar os últimos 5 números da Latitude e da Longitude do local onde se encontra a cache .

Atenção a cache encontra-se no chão , por isso não retirem pedras dos muros nem das paredes para procurarem a cache .
- O local onde se encontra a cache é uma zona isolada que pode ter temperaturas muito elevadas no verão , por isso não se esqueçam de levar água e comida e ter os habituais cuidados com o sol (protector solar e chapéu são uma boa opção).
- Levem calçado e roupa adequada para andar no campo (chinelos e calções não são uma boa opção).
 

Respeitem a natureza e respeitem o geocaching .

Lembrem-se Cache In Trash Out .




                                                                      ENG

This simple multi cache will take you to the ghost village of Pego Escuro , site with great views which is located in a remote place of the Algarve in front of the Funcho dam . After the coordinates  N 37° 18.413 , W 008° 22.728  , the access to the village is made through a dirt road with 5 Km .

At the given co-ordinates you have to search for the last 5 numbers of the Latitude and Longitude of the final cache .

Please Note the cache is on the ground , so do not remove stones from walls to search for the cache .
-The location of the cache is , an isolated area that can have very high temperatures in summer , so do not forget to bring water and food and have the usual sun care (sunscreen and a hat are a good choice)
-Take appropriate clothing and footwear for walking in the countryside (slippers and shorts are not a good choice)

Respect nature and respect the geocaching .

 Remember Cache In Trash Out .






free counters

Additional Hints (No hints available.)