Esta capela que por estar construida no lugar da Costa é tambem conhecida por capela da senhora da costa.
O ponto alto dos devotos a esta santa é na segunda semana de Agosto, onde se juntam as pessoas da terra e os emigrantes que por estas datas voltam ás suas terras. Esta festa junta tambem muitas pessoas que para nao perderem pitada da romaria vão de manha, levam farnel, fazem os tradicionais pic-nic's e ficam até à noite.
CARREIRINHA DO SENHOR
Na freguesia de Mancelos ainda perduram as Endoenças, cerimónias da semana santa.
A transformação das condições e do ritmo de vida do povo, ditou que estes festividades sofressem grandes alterações, diluindo a romaria que tinha lugar na Quinta-feira. A própria 'Carreirinha do Senhor', que se realizava na Quarta-feira à noite, passou para o Domingo anterior, perdendo a magia das pinhas acesas, com que se 'alumiava' o caminho, mas mantendo a vasta participação popular, que aprecia os cânticos da 'Verónica', nas várias paragens do préstito.
Á chegada da procissão ao adro do mosteiro provoca aos crentes um momento extasiante - o encontro da Mãe com o Filho.
Estas cerimónias cerimónias pascais decorrem desde a Capela de Nossa Senhora da Encarnação até ao Mosteiro de S.Martinho de Mancelos.
CACHE:
Esta encontra-se perto da entrada principal.
Caixa de tamanho regular, contendo no seu interior material de escrita, logbook, folheto informativo e pequenos objetos de troca.
Deixem a cache exatamente como a encontraram, pois caso contrário poderá ficar à vista.
BOAS CACHADAS
|