Skip to content

OLHA A CASA DO GUARDA FLORESTAL AO FUNDO.... Traditional Geocache

Hidden : 7/11/2012
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

O abandono das casas florestais....

Em locais estratégicos, normalmente rodeados de floresta e de tudo o que de mais natural existia, foram construídas em tempos áureos as casas florestais.
Durante décadas, os Guardas-Florestais, actualmente incluídos na GNR, habitavam juntamente com as suas famílias, estas casas tão bem projectadas, construídas e localizadas.
Ali viviam e enquanto o pai trabalhava percorrendo toda a sua área geográfica denominado de Cantão, importunando os prevaricadores e conversando com os restantes moradores, a esposa ainda cultivava a horta e fazia a lida de casa, madrugando e despachando os filhos para a escola. Em alguns casos, ainda sobrava tempo para criar uns galos, coelhos e até o porco. As lareiras fantásticas que estas casas possuíam eram um convite à produção de fumeiro, que sabia tão bem comê-lo junto às brasas…
Ah, este fumeiro era defumado com a lenha de árvores que secavam e que existiam nas imediações da casa, bem como de giesta que teimava em invadir estas áreas, mas não conseguia…
Ninguém conhecia melhor a área do que o guarda-florestal, pois passava diariamente nos caminhos, via o coelho correr, a árvore crescer, o fogo a surgir e até o criminoso a fugir.


As próprias pragas florestais como escolitídeos, nemátodo, ou mesmo a processionária, eram controladas indirectamente pelo povo e pelo guarda-florestal.

O guarda, dada a sua simples natureza, tanto poderia aparecer e apreender todo o material de caça/pesca, caso a situação a isso obrigasse, como poderia ajudar o caçador ou pescador a acabar com a sua merenda e cantil de vinho.

Estas casas eram realmente divinais e dada a sua localização, deveria ser pensado um aproveitamento para elas, isto, antes de as deixar ao total abandono e à vontade voraz de inúmeros energúmenos que existem por todo o lado apenas para destruir.
A maioria destas, encontram-se vandalizadas, sem janelas, portas nem telhado. Algumas até foram queimadas. Porquê? Não sei.

Felizmente, existem algumas que foram restauradas para diversos fins, principalmente, para o turismo, só que são muito poucas.

Additional Hints (No hints available.)