Skip to content

This cache has been archived.

matrixamp: Fim de um ciclo.
Obrigado a todos pelas visitas, e que tenham desfrutado do local.
Um obrigado especial aos que ajudaram a manter esta cache, preservando a sua integridade durante todo este tempo, permitindo que outros também a pudessem ter encontrado.
Abraço.

More
<

Sepultura Antropomórfica

A cache by matrixamp Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 07/13/2012
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:





Sepulturas Antropomórficas
Sepulturas escavadas na rocha. O concelho de Fornos de Algodres é um município particularmente rico em sepulturas escavadas na rocha. No decorrer do levantamento do património arqueológico que temos vindo a efectuar no concelho foram identificadas 68 sepulturas, 59 das quais já estudadas (VALERA, 1990), tendo as restantes 9 sido referenciadas posteriormente. Temos ainda conhecimento que, a este número, há a juntar mais algumas sepulturas, postas à vista por uma recente limpeza de superfície efectuada na necrópole das Forcadas.

Estas sepulturas, características do Norte da Península, mas também conhecidas no Sul, aparecem agrupadas em necrópoles (Vila Ruiva e Forcadas), isoladas ou em pequenos núcleos de duas ou três. Se as necrópoles terão constituído núcleos correspondentes a comunidades, as sepulturas isoladas têm sido interpretadas como tendo um carácter mais familiar.

Tratando-se de um tema particularmente pouco estudado, a sua atribuição cronológica é ainda motivo de discussão. Contudo, as opiniões dos autores que ultimamente se têm dedicado ao seu estudo tendem a balizálas entre os séculos VI/VII e o século XI, altura em que estariam a entrar em desuso, mas com prolongamentos pontuais até ao século XIII/XIV. 

Fonte mais info: aqui.


A CACHE:
A cache é uma embalagem pequena. Contém logbook e stashnote. Não tem material de escrita.

Deixem como encontraram, ou melhor. A natureza faz parte da sua ocultação. Não estraguem nada, respeitem a natureza.
Como tive alguma dificuldade com as coordenadas, a cache está do lado direito no acesso á sepultura debaixo da pedra grande.

Sempre que possivel façam C.I.T.O. ("cache in trash out" que é como quem diz "faz a cache recolhe lixo") e divirtam-se.

Espero que gostem.

Mais uma cache by:

ENJOY!



free counters

Additional Hints (No hints available.)



Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.