
Sepulturas Antropomórficas
Sepulturas escavadas na rocha. O concelho de Fornos de Algodres é um município particularmente rico em sepulturas escavadas na rocha. No decorrer do levantamento do património arqueológico que temos vindo a efectuar no concelho foram identificadas 68 sepulturas, 59 das quais já estudadas (VALERA, 1990), tendo as restantes 9 sido referenciadas posteriormente. Temos ainda conhecimento que, a este número, há a juntar mais algumas sepulturas, postas à vista por uma recente limpeza de superfície efectuada na necrópole das Forcadas.
Estas sepulturas, características do Norte da Península, mas também conhecidas no Sul, aparecem agrupadas em necrópoles (Vila Ruiva e Forcadas), isoladas ou em pequenos núcleos de duas ou três. Se as necrópoles terão constituído núcleos correspondentes a comunidades, as sepulturas isoladas têm sido interpretadas como tendo um carácter mais familiar.
Tratando-se de um tema particularmente pouco estudado, a sua atribuição cronológica é ainda motivo de discussão. Contudo, as opiniões dos autores que ultimamente se têm dedicado ao seu estudo tendem a balizálas entre os séculos VI/VII e o século XI, altura em que estariam a entrar em desuso, mas com prolongamentos pontuais até ao século XIII/XIV.
Fonte mais info: aqui.
A CACHE:
A cache é uma embalagem pequena. Contém logbook e stashnote. Não tem material de escrita.
Deixem como encontraram, ou melhor. A natureza faz parte da sua ocultação. Não estraguem nada, respeitem a natureza.
Como tive alguma dificuldade com as coordenadas, a cache está do lado direito no acesso á sepultura debaixo da pedra grande.
Sempre que possivel façam C.I.T.O. ("cache in trash out" que é como quem diz "faz a cache recolhe lixo") e divirtam-se.
Espero que gostem.
Mais uma cache by:

ENJOY!
