Canyoning descida Rio Lordelo (Cascata e o tunel)
Rio Lordelo
Afluente da margem direita do rio Vouga, a qualidade da água é boa. Temperatura da água aproximada de 14 a 20ºC, dependendo da época do ano e hora do dia.
Numa extensão de 2 km no rio Lordelo, canyon de dificuldade média, lúdico, com bastantes piscinas e alguns rapeis. Logo após entrada no rio encontra-se o primeiro salto com cerca de 4 m, progredindo mais uns metros temos um destrepe, seguindo mais à frente temos pequenos saltos até encontrarmos um rapel com cerca de 15 m (existe a possibilidade de fazer um rapel guiado), durante o resto do percurso será feito a progredir de pedra em pedra, dentro e fora de água, mais uns saltos e um rapel com cerca de 25 m. Na parte final vamos dar a um poço de grandes dimensões com a possibilidade de vários saltos e um pequeno tobogã (escorrega).
O vale do rio Lordelo apresenta as suas encostas cobertas de matos e bosques de pinheiros, mas junto à água predominam as árvores de folha caduca como os amieiros, choupos, salgueiros e carvalhos.
Relativamente à geologia dominam os xistos, granitos e quartzitos, vale encaixado mas com diversas escapatórias
Hidrologia: afluente da margem direita do rio Vouga, a qualidade da água é boa.
Advertências
A maneira mais segura de realizarem o percurso completo é através de canyoning, sendo que se desaconselha a ida sem material às geocaches cuja dificuldade de terreno seja 5. Desta forma, desejamos apenas que desfrutem tanto do local como nós.
Caso não consigam suster a vontade e decidam arriscar sem material de apoio, deverão ter muito cuidado!
De um modo geral, a localização das geocaches reflecte o trajecto aconselhado a seguir.
O percurso não é aconselhável a pessoas com vertigens e exige destreza física.
Esta subida/descida é um desafio tanto físico como mental, já que é possível que venham a viver sensações tão díspares como o deslumbramento pela descoberta e o arrependimento ao perceberem por onde terão de passar.
Não devem fazer o percurso sozinhos ou tão pouco de noite. É desaconselhada ainda a ida no Inverno ou em dias chuva.
Como a descida/subida é ao longo de uma depressão montanhosa, dificilmente terão rede de telemóvel
Dado o relevo do local, o erro do GPSr é muito superior ao habitual, pelo que devem fazer o trabalho de casa. Alguma dúvida, não hesitem em contactar.
Obs: É favor deixar tudo como encontraram, e não proceder a alterações sem o meu consentimento.
Uma cache by: Cavernas-team & Rebeka