PR 1 - Caminhos Medievais
Extensão: 6,2 km
Ponto de partida: Parque de Campismo de Felgueiras
Ponto de Chegada: Parque de Campismo de Felgueiras
Grau de dificuldade: Moderado
Categoria: Pedestre
Descrição: Partindo do Parque de Campismo de Felgueiras ou no Largo da Boavista, inicia-se o percurso em direção à Ponte do Arco. Caminhando cerca de 1km no seio do arvoredo, ao longo do Rio Vizela, chega-se à ponte. Atravessando a ponte, vê-se ao centro um marco do Couto de Pombeiro. Virando à esquerda, seguindo um trilho que acompanha de perto o leito do rio vão-se encontrando casas rurais e campos até se chegar à Ponte de Vila Fria, recentemente recuperda recriando técnicas medievais. Atravessando-a, regressa-se à margem esquerda e começa a subir-se em direcção ao Mosteiro de Pombeiro, passando primeiro pelo centro da freguesia de Vila Fria. Avança-se para a aldeia do Burgo, tendo do lado direito uma Calçada Romana e logo a seguir o Cruzeiro de Pombeiro. Ao chegar à Rua do Burgo sobressai ao lado esquerdo o antigo Seminário de St.ª Teresinha, e ao longo da rua do lado direito o Paço de Pombeiro. Prosseguindo esta bela caminhada, até à Casa das Portas (solar barroco do sec.XVIII). Regressa-se por fim ao ponto de partida.
Localidade: Felgueiras
|
|
PR 2 - Caminhos Verdes
Extensão: 3,7 km
Ponto de partida: Parque de Campismo de Felgueiras
Ponto de Chegada: Parque de Campismo de Felgueiras
Grau de dificuldade: Fácil - Acessível
Categoria: Pedestre
Descrição: Partindo do Parque de Campismo de Felgueiras ou no Largo da Boavista, inicia-se o percurso em direção à Ponte do Arco. Caminhando cerca de 1km no seio do arvoredo, ao longo do Rio Vizela, chega-se à ponte. Chegando à Ponte do Arco segue-se pela Calçada Romana até à Casa da Eira, uma casa que sobressai pela sua arquitetura tipica. Daí parte-se para a Aldeia de Talhós onde encontramos mais um marco do Couto de Pombeiro. Chegando a Talhós - núcleo de várias casas de arquitectura tradicional, segue-se para a Casa das Portas, num trilho de 1,3 Km que percorre uma zona de campos. Ao chegar ao Largo da Boavista, onde é comum observarem-se rendeiras a tecer Rendas de Filé.
Localidade: Felgueiras
|
Cruzeiro de Pombeiro: Elegante coluna destinada às procissões da Via Sacra e a comemorar a independência, como se lê na base, assente no largo que dá acesso à igreja e ao cemitério, sobre a plataforma de quatro degraus, base quadrangular simples, fuste fino de superfície prismática, sobre a qual pousa uma esfera e desta sai uma belíssima cruz flordelizada de ferro, que teve um Cristo também em ferro.
Calçada Romana: Troço romano em bom estado, de dimensão incerta pois ainda decorrem escavações.