Skip to content

O Tamanqueiro Traditional Geocache

This cache has been archived.

btreviewer: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas. Relembro a secção das guidelines sobre a manutenção http://www.geocaching.com/about/guidelines.aspx#cachemaintenance :

[quote]
Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Por causa do esforço requerido para manter uma geocache, por favor coloque geocaches físicas no seu espaço habitual de geocaching e não em sítios para onde costuma viajar. Geocaches colocadas durante viagens não serão muito provavelmente publicadas a menos que possa fornecer um plano de manutenção adequado. Este plano deve permitir uma resposta rápida a problemas reportados, e deverá incluir o Nome de Utilizador de um geocacher local que irá tomar conta dos problemas de manutenção na sua ausência. [/quote]

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me por [url=http://www.geocaching.com/email/?u=btreviewer]e-mail[/url].

Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se fosse uma nova cache, com todas as implicações que as guidelines actuais indicam.

Se no local existe algum container, por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Obrigado

[b] btreviewer [/b]
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

[url=http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=77][i][b]Work with the reviewer, not against him.[/b][/i][/url]

More
Hidden : 8/22/2012
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


O Tamanqueiro

A preocupação em proteger os pés de condições adversas foi uma constante durante a História. Nesse sentido, iniciou-se e desenvolveu-se o chamado calçado - artefacto para cobrir e abrigar os pés. Foi neste contexto que surgiu o calçado de pau - socos, socas e chancas - que terá origem, segundo Teresa Soeiro ao citar Benjamim Enes Pereira, na região de Entre Douro e Minho, a área do pé descalço. Era o calçado do quotidiano das populações da referida região dadas as condições físicas da localidade.

O calçado de pau era constituído por duas partes: a base de madeira, onde assentava o pé, e o couro que, pregado à madeira, aconchegava o pé. A base de madeira, produzida nas zonas rurais, tinha designações diferentes de acordo com as regiões. Por isso, difere também a designação do ofício. A aplicação do couro nos paus de madeira era feita nos centros urbanos, pelos sapateiros ou pelos também chamados tamanqueiros.

Em algumas localidades da Região do Entre Douro e Minho, como Barcelos e Penafiel, o tamanco era o produto final. No entanto, a base de madeira, o pau, era feito pelo Pauzeiro e a aplicação de couro era feita pelo Tamanqueiro.

Esta distinção não é feita em Vila Real nem na Maia. Em Vila Real, o Tamanco era o produto final mas as duas partes eram executadas pelo mesmo profissional que tinha o nome de tamanqueiro. No Concelho da Maia, zona outrora muito rural, o que se fazia essencialmente eram as solas de pau, a que chamavam tamanco, pau ou soca, que depois de acabadas eram enviadas para as casas de calçado dos centros urbanos como Porto, nomeadamente para a Rua de Cimo de Vila, e mesmo Lisboa, para lhes serem aplicados os couros. Daí a designação de tamanqueiro e nunca de pauzeiro. O próprio cognome que estes profissionais adquiriam, assim como os seus descendentes, comprovam a designação do ofício.

No entanto, esta designação não deixa de estar ligada a uma questão de afirmação de identidade e de estatuto, uma vez que no concelho existia a actividade de pauzeiro relacionada com a produção de colheres de paus. Por outro lado, todo o calçado que tivesse base de pau, independentemente de ser um soco, uma soca ou um par de chancas, passou a designar-se popularmente de Tamancos.

Gradualmente, com a difusão de outro tipo de calçado e com as exigências da moda, o ofício foi desaparecendo, dando lugar apenas à produção para coleccionadores e apreciadores.

Additional Hints (No hints available.)