Açude dos Mouros – Canhestros
Ferreira do Alentejo
Proponho a visita ao Açude de Canhestros. Pouca informação posso deixar em relação a este local, pois pedi à Junta de Freguesia de Canhestros e à Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo e nem sequer obtive resposta. (Tanta gente a trabalhar nestes locais e quando são chamados a prestar um serviço de esclarecimento público esquecem-se dos seus deveres, mas como diz o outro só na altura das eleições é que dão atenção ao povo...)
A informação que conseguir obter foi em alguns sítios da Internet e foi a seguinte:
Esta freguesia nasceu da recente Divisão Administrativa do Concelho de Ferreira do Alentejo, em 1988. O seu povoamento ter-se-á feito em épocas muito recuadas, talvez no período Miocénico, segundo alguns estudos realizados pela Câmara Municipal. Os romanos deixaram nesta zona marcas evidentes da nova civilização que transportaram até à Península Ibérica, e que, no caso de Canhestros, tiveram lugar num período já bem tardio.
O Açude está localizado na ribeira de Canhestros e era utilizado para o regadio dos campos. De facto o local está ao abandono e necessitava uma intervenção de fundo. Se quiseres leva a cana de Pesca e aproveita para pescar…
A visita a este local pode ser feita de diversas formas a pé, de bicicleta ou de carro, mas cuidado com a viatura, pois podem chegar a determinado ponto da estrada e ter de continuar a pé, pois a estrada é em terra e quando chove sabemos o que acontece. Vão com tempo…



Vão passar por cima na A2 que liga Algarve/Lisboa e poder observar as estufas de vinha do Vale da Rosa.

Na caminhada até ao Açude vão poder observar animais, plantas e árvores, casas e montes tipicamente Alentejanos.

O lugar é tranquilo e dá para observarmos uma pequena mas espetacular queda de água. Mas ao mesmo tempo é preciso ter muita atenção e cuidado, para não haver acidentes.

A cache está num lugar que para chegar requer alguma perícia, existem 2 entradas, uma dá acesso à parte de cima do açude onde se pode pescar (mas muito cuidado) e a outra entrada é entre as silvas, que dá acesso à parte de baixo do açude onde se encontra o GZ.

Cuidado ao tirar e ao colocar a cache. Deixe tudo como está.

Este local é pouco frequentado, mas não significa que de vez em quando não possa passar por ali alguém, por isso atenção…

|