Skip to Content

<

Villa mais antiga

A cache by TeamSexta13 Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 10/05/2012
Difficulty:
2.5 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size: small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Azambujeira: É uma freguesia portuguesa do concelho de Rio Maior, com 8,88 km² de área e 458 habitantes (2011). Densidade: 50,8 hab/km². A sede da freguesia dista 17 km da sede concelhia

Foi vila e sede de concelho, sede, até 1834. Teve foral em 1633.

História

A Azambujeira teve foral de D. Filipe III em 1633. Em 1834 o concelho foi extinto e as suas freguesias integradas no concelho de Santarém. Em 1836 foi criado o concelho de Rio Maior para o qual Azambujeira trânsitou. É talvez a povoação mais antiga do concelho de Rio Maior, com os seus primórdios a remontarem ao tempo de D. Sancho II. Era grande senhorio destas terras o fidalgo Bartolomeu Domingues de Carvalho e, no seu período Áureo andou ligado às casas de Sabugosa, Mursa e Soure e ao Marquês de Borba.

Segundo o livro do século XVIII (Costa, A. Carvalho, Corografia Portuguesa e descrição topográfica do famoso reino de Portugal. Tomo III, Lisboa 1706-1712) o eu nome deve-se ao facto de aí terem existido muitas árvores de azambujos. O azambujo é uma árvore bravia parecida com a oliveira. O seu fruto parece uma azeitona pequena.

Cultura

Neste domínio, há que destacar o Museu Regional de Azambujeira – Manuel Nobre, que se dispõe de recheio etnográfico local e regional. Refira-se que o grupo de jovens de Azambujeira também desenvolve actividades culturais. De mencionar, ainda, a Associação Cultural e de melhoramentos, que tem uma participação activa na aquisição de peças para o Museu.

A visitar

No centro Histórico de Azambujeira se pode admirar o Pelourinho (data do 3º quartel de seiscentos); a antiga casa Senhorial e Edifício da Câmara, hoje restaurada e convertida no Museu Regional; a Igreja Matriz datada do séc XVII, revestida interiormente com vários painéis em azulejaria da mesma época. De realçar ainda a Igreja de Alfouvés; a Quinta do Carvalhal Novo e os antigos moinhos de vento em ruínas em Azambujeira e Alfouvés; a ponte calhariz, estilo românico sobre a ribeira de Alcobertas que liga os concelhos de Rio Maior e Santarém.

Curiosidades

O Guerreiro: um filho da Terra, Gil Fernandes de Carvalho, foi um herói da Batalha do Salado contra os Muçulmanos.

Fonte Antiga na Azambujeira

A cerca de 100 metros das moradias mais próximas de Azambujeira e rodeada de vinhas, encontra-se a Fonte Antiga.

No espaço que compreende a fonte que ainda hoje serve para os populares se abastecerem, existe uma zona para merendas com barbecue e um lavadouro público que também ainda é usado.

A fonte sofreu obras de requalificação em Maio de 2008 mas no dia 27 de Fevereiro de 2009 foi alvo de um grande acto de vandalismo. Felizmente a Junta de Freguesia encarregou-se de reparar os estragos e agora o espaço encontra-se bem cuidado.

No largo de entrada do espaço existe um bonito painel de azulejos.

Ao fundo, protegido por um telhado, encontra-se o grande tanque para lavar roupa. A zona central do espaço é o parque de merendas.A fonte encontra-se rebaixada em relação ao terreno e existe um vidro que permite ver a água a escorrer junto às rochas.

A Cache

Esta encontra-se afastada do centro da aldeia devido ao desaparecimento de uma cache que se encontrava no largo do Pelourinho e que era constantemente "sumida". Pede-se, por isso, cuidado com olhares curiosos, mas não deixem de visitar o centro...

Conteúdo inicial: Stashnote, Logbook, e TB


This page was generated by GeoPT Listing Generator

Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

122 Logged Visits

Found it 114     Didn't find it 1     Write note 2     Temporarily Disable Listing 1     Enable Listing 1     Publish Listing 1     Owner Maintenance 2     

View Logbook | View the Image Gallery of 21 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.