Skip to content

This cache has been archived.

Bitaro: Olá NDIAS,
Esta geocache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante uma situação de falta de manutenção.
Relembro a secção das Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Se no local existe algum recipiente por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Uma vez que se trata de um caso de falta de manutenção a sua geocache não poderá ser desarquivada. Caso submeta uma nova será tido em conta este arquivamento por falta de manutenção.

More
<

Antigo Lagar de Azeite no centro de Vide

A cache by NDIAS, RuiMCDias Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 10/07/2012
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Antigo Lagar de Azeite no centro de Vide

 

 

Chegando a Vide, sugerimos um tranquilo passeio a pé a partir da fonte das quatro bicas até ao Senhor do Calvário, passando pelo largo da fonte, percorrendo as típicas ruas, onde, ainda podemos observar certas casas com balcão para montar, a casa das colunas, que poderá ter pertencido a um antepassado de Brás Garcia de Mascarenhas, e o característico ambiente proporcionado pelo xisto. Essas pedras, muitas histórias têm para contar…

A fonte das Quatro Bicas, defronte à ponte, foi edificada por ordem do primeiro presidente da Junta, após a instituição da República, Carlos Abranches Nobre. O seu filho, homónimo, menciona o falar da tia Natividade: «Menino, o seu pai, quando mandou construir a fonte com quatro bicas, foi com pensamentos bonitos. Olhe, a bica virada para a sua casa, chamou-lhe bica dos amores, a outra, virada para a rua de Cima, chamou-lhe a bica da fraternidade e a estrela, lá no cimo, a Estrela de Alva, para abençoar para todo o sempre o povo de Vide. O que lhe digo foram palavras do seu pai.» Repare-se na permanência do culto popular à Estrela d’Alva.

Muito perto da Fonte das Quatro Bicas, ainda se encontra na Igreja Matriz a milagrosa estátua de Santa Luzia. A dezenas de metros no antigo lagar de azeite (note-se a sua roda hidráulica), para encontrares esta cache deverás saber a resposta a esta pergunta:.

Qual o numero de grades da Janela?
Se forem 6 segue para: N40º 17.615 W007º 47.118
Se forem 8 segue para: N40º 17.574 W007º 47.152
Se forem 4 segue para: N40º 17.650 W007º 47.094

Additional Hints (No hints available.)