Casteleiro
A freguesia do Casteleiro fica situada no concelho do Sabugal, na margem esquerda da Ribeira da Nave. Dista cerca de 20 kms da sede do concelho, e limitam-na as freguesias de Sortelha, Moita e Bendada (concelho Sabugal), Vale de Senhora da Póvoa e Benquerença (concelho de Penamacor), Caria e Inguias (concelho de Belmonte) e Escarigo (concelho do Fundão). Em termos morfológicos, Casteleiro situa-se na base de montes elevados, perto da serra da Opa. Historicamente, regista-se a ocupação e forte presença do povo romano, como atestam os vestígios encontrados.Casteleiro pertenceu ao concelho de Sortelha até à sua extinção (1855), e nessa altura, integrava o distrito de Castelo Branco. Passa a pertencer, a partir dessa data, ao distrito da Guarda, tal como Sortelha, após ter perdido o estatuto de concelho. Demograficamente, Casteleiro teve um crescimento assinalável no período entre os séculos XVIII e XIX. Em 1757, registava 52 fogos, e em 1905, 280 fogos e 974 habitantes. O decréscimo populacional é fruto da década de sessenta e setenta (séc. XX), com o fenómeno emigratório que afectou esta povoação, como tantas outras no país, e concretamente esta zona raiana.
Festas e romarias - Festa de Santo António – 1º. ou 2º. Fim-de-semana de Agosto.
Locais de interesse - Na aldeia, existe Igreja Matriz – - Monumento de consideráveis dimensões, é dedicado ao padroeiro – Divino Salvador. Aqui os fiéis vêem depositar as suas inquietações, e fazer as suas preces.
( Capelas:) - Capela do Espírito Santo; Capela de São Francisco; Capela de São Sebastião.
( Património Arqueológico:) - Povoado - É na serra da Opa que são visíveis estruturas de construções, com formato rectangular. Aqui foram encontradas cerâmicas de construção e de objectos manuais. Foi identificado um fragmento de terra “sigillata hispânica”, da Idade do Ferro.
( Calçadas Romanas :) Outra grande marca da presença do povo romano nesta região.
( Sepulturas Medievais :) - Foram encontradas duas sepulturas não antropomórficas na Quinta das Barrentas. Uma delas é semelhante a um sarcófago em granito, e a outra é escavada na rocha, não muito profunda.
( Património Natural :) Paisagem: Podem observar-se magníficas paisagens em relação à Serra da Vila, à Serra da Opa, ao Cabeço Pelado, à Presa e ao Casteleiro.
A CACHE
Está é uma cache das série Alfabeto com as Freguesias do Concelho do Sabugal, que irei publicar para que assim fiquem a conhecer um pouco melhor as povoações do concelho e quem sabe conviver um pouco com as suas gentes.
Ter em conta que em cada uma delas irá aparecer um algarismo no interior da cache que vos permitirá chegar a uma bónus cache no final da série.
Para encontrarem a coordenada final desta cache terão que percorrer algumas ruas desta aldeia e apontar o que vos é solicitado.
1 - Dirija-se há igreja junto das coordenadas indicadas por cima da porta da “Igreja”, não cofundir com a “porta da torre”, existe uma data, o primeiro numero (1) será o valor "A" e o segundo (2) corresponde ao valor "C"
2 - Dirija-se agora até junto da entrada com Brazão, verifique o numero de policia, o segundo numero(2) será o valor "B"
3 - Dirija-se agora até junto da capelinha da Senhora dos Caminhos o numero correspondente ao mês + 1 vai corresponder aos valores "D e E" o valor correspondente ao mês será o valor "F".
Agora na posse de todos os elementos necessários proceda ao seu cálculo.
FÓRMULA PARA A CACHE FINAL:
Verificação: (A+B+C+D+E+F) = 23
COORDENADA FINAL:
N 40º 18. ABC
W 007º 14. DEF
Espero que gostem do passeio e que deixem aqui as vossas aventuras por esta Aldeia.
SEJAM DISCRETOS NA PROCURA DA CACHE
