Skip to content

Casteleiro [C = Concelho Sabugal] Multi-Cache

This cache is temporarily unavailable.

Bitaro: Olá white_shark,

Pelo teor dos últimos registos, parece necessária a intervenção do dono da cache para verificar o estado da mesma.
Até lá, ficará desativada.

Por favor leia atentamente as Linhas de Orientação que regulam a manutenção das geocaches:

O dono da geocache é responsável por visitas à localização física.

Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Esta designação serve para geocaches que estão com alguma questão pendente ou um problema temporário por resolver.
Como owner, tem ao dispor, pelo menos, quatro soluções possíveis:

  1. Efetuar a manutenção necessária e reativar a geocache, dentro do prazo estabelecido pelas Linhas de Orientação
  2. Colocar uma nota na geocache com o plano de manutenção, caso esta não possa ocorrer num curto espaço de tempo. Nessa nota deve constar:
    • o prazo em que pretende efetuar a manutenção,
    • o argumento pelo qual o prazo indicado abaixo terá de ser ultrapassado para que fique novamente ativa;
  3. Caso não consiga assegurar a manutenção da mesma, pode considerar o processo de adopção por um geocacher local;
  4. Arquivar a geocache se não tiver disponibilidade para assegurar o estado pleno da mesma. Por favor, tenha em consideração que nesta opção é necessário remover a geocache ou os conteúdos da mesma para evitar que se tornem lixo (*geolitter*).

Assim, caso não seja feita manutenção ou indicado um motivo válido pelo qual a geocache deva estar desativada além do tempo previsto pelas Linhas de Orientação, a mesma será arquivada num prazo de 30 dias.
Relembro que não é possível desarquivar uma geocache que seja arquivada por falta de manutenção.

Obrigado pela colaboração
Bitaro
Community Volunteer Reviewer

Centro de Ajuda
Linhas Orientação

More
Hidden : 12/25/2012
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Casteleiro

A freguesia do Casteleiro fica situada no concelho do Sabugal, na margem esquerda da Ribeira da Nave. Dista cerca de 20 kms da sede do concelho, e limitam-na as freguesias de Sortelha, Moita e Bendada (concelho Sabugal), Vale de Senhora da Póvoa e Benquerença (concelho de Penamacor), Caria e Inguias (concelho de Belmonte) e Escarigo (concelho do Fundão). Em termos morfológicos, Casteleiro situa-se na base de montes elevados, perto da serra da Opa. Historicamente, regista-se a ocupação e forte presença do povo romano, como atestam os vestígios encontrados.Casteleiro pertenceu ao concelho de Sortelha até à sua extinção (1855), e nessa altura, integrava o distrito de Castelo Branco. Passa a pertencer, a partir dessa data, ao distrito da Guarda, tal como Sortelha, após ter perdido o estatuto de concelho. Demograficamente, Casteleiro teve um crescimento assinalável no período entre os séculos XVIII e XIX. Em 1757, registava 52 fogos, e em 1905, 280 fogos e 974 habitantes. O decréscimo populacional é fruto da década de sessenta e setenta (séc. XX), com o fenómeno emigratório que afectou esta povoação, como tantas outras no país, e concretamente esta zona raiana.

Festas e romarias - Festa de Santo António – 1º. ou 2º. Fim-de-semana de Agosto.

Locais de interesse - Na aldeia, existe Igreja Matriz – - Monumento de consideráveis dimensões, é dedicado ao padroeiro – Divino Salvador. Aqui os fiéis vêem depositar as suas inquietações, e fazer as suas preces.

( Capelas:) - Capela do Espírito Santo; Capela de São Francisco; Capela de São Sebastião.

( Património Arqueológico:) - Povoado - É na serra da Opa que são visíveis estruturas de construções, com formato rectangular. Aqui foram encontradas cerâmicas de construção e de objectos manuais. Foi identificado um fragmento de terra “sigillata hispânica”, da Idade do Ferro.

( Calçadas Romanas :) Outra grande marca da presença do povo romano nesta região.

( Sepulturas Medievais :) - Foram encontradas duas sepulturas não antropomórficas na Quinta das Barrentas. Uma delas é semelhante a um sarcófago em granito, e a outra é escavada na rocha, não muito profunda.

( Património Natural :) Paisagem: Podem observar-se magníficas paisagens em relação à Serra da Vila, à Serra da Opa, ao Cabeço Pelado, à Presa e ao Casteleiro.

A CACHE


Está é uma cache das série Alfabeto com as Freguesias do Concelho do Sabugal, que irei publicar para que assim fiquem a conhecer um pouco melhor as povoações do concelho e quem sabe conviver um pouco com as suas gentes.

Ter em conta que em cada uma delas irá aparecer um algarismo no interior da cache que vos permitirá chegar a uma bónus cache no final da série.
Para encontrarem a coordenada final desta cache terão que percorrer algumas ruas desta aldeia e apontar o que vos é solicitado.

1 - Dirija-se há igreja junto das coordenadas indicadas por cima da porta da “Igreja”, não cofundir com a “porta da torre”, existe uma data, o primeiro numero (1) será o valor "A" e o segundo (2) corresponde ao valor "C"

2 - Dirija-se agora até junto da entrada com Brazão, verifique o numero de policia, o segundo numero(2) será o valor "B"
3 - Dirija-se agora até junto da capelinha da Senhora dos Caminhos o numero correspondente ao mês + 1 vai corresponder aos valores "D e E" o valor correspondente ao mês será o valor "F".

Agora na posse de todos os elementos necessários proceda ao seu cálculo.

FÓRMULA PARA A CACHE FINAL:

Verificação: (A+B+C+D+E+F) = 23

COORDENADA FINAL:

N 40º 18. ABC

W 007º 14. DEF

Espero que gostem do passeio e que deixem aqui as vossas aventuras por esta Aldeia.

SEJAM DISCRETOS NA PROCURA DA CACHE

Quer saber mais sobre o Geocaching em Portugal?
Adere ao grupo de discussão e visita os sites Geocaching@PT ,
GeoPorStats
e os mapas com a localização das caches portuguesas




Additional Hints (Decrypt)

Nb pnagb qronvkb qn crqen.

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)