Skip to Content

This cache has been archived.

Valente Cruz: Após o incêndio do verão passado, a grande maioria do percurso desta cache acabou por arder. Durante os próximos meses a Grande Rota de Arouca ficará indisponível e precisará de muita manutenção. Chega assim ao fim a história desta cache. Vamos esperar que a Natureza recupere e algo haverá de renascer das cinzas! Muito obrigado a todos os que aceitaram o desafio desta aventura!

More
<

Άθλοι του Ηρακλή

A cache by Valente Cruz Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 3/10/2013
Difficulty:
4 out of 5
Terrain:
4.5 out of 5

Size: Size: small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Translation

  

Os 12 trabalhos de Hércules são uma série de episódios arcaicos relativos a uma penitência que teria sido cumprida por um dos maiores heróis da antiguidade grega, Héracles, mais conhecido por Hércules (romanização). Os antigos gregos atribuíam o estabelecimento de um ciclo fixo de 12 trabalhos a um poema épico, a Heracleia, já perdido, escrito por Peisândro de Rodes, e que dataria de 600 a.C.

Zeus, o rei dos deuses, que havia engravidado a sua amante Alcmene, proclamou que o próximo filho a nascer da casa de Perseu seria coroado rei de Micenas. Hera, sua esposa, ao descobrir o facto, fez com que Euristeu nascesse prematuro de sete meses, antes do filho de Alcmene, Hércules. Zeus enfureceu-se ao saber do que ela tinha feito, porém nada pode fazer; sua proclamação continuou em vigor.

Mais tarde, já adulto, Hércules assassinou a sua esposa, Mégara, filha de Creonte, e seus três filhos, num acesso de loucura provocado por Hera. Quando interiorizou o que havia feito, o herói fugiu para as montanhas e isolou-se. Foi encontrado posteriormente por seu primo Teseu, e foi convencido a visitar o oráculo em Delfos, para recuperar sua honra. O oráculo contou-lhe que, como penitência, Hércules deveria executar uma série de 12 tarefas, ou trabalhos, e servir 12 anos a Euristeu. No final dos trabalhos ele tornar-se-ia imortal.

 
 

A CACHE

Nesta odisseia deverão encarnar o papel de Hércules e enfrentar criaturas terríveis em 12 trabalhos, ao longo da Grande Rota de Arouca [GR 28]. Assim, para concluirem esta cache terão de percorrer cerca de 90 km.  Em cada trabalho, deverão encontrar e vencer os acérrimos adversários, sendo que cada um deles contém um código cujo número de algarismos é variável. Na posse de todos os códigos, deverão multiplicar os 12 números, obtendo assim um outro com 10 algarismos da forma ABCDEFGHIJ. Encontrarão o cabo dos vossos trabalhos e a imortalidade desejada em:

N 40º AB.CDE

W 008º FG.HIJ

  

1. No Peloponeso, em N 40° 54.221 W 008° 16.763, enfrentarão o Leão de Nemeia. Hércules estrangulou-o e, acabada a luta, arrancou a pele do animal com as suas próprias mãos e passou a utilizá-la como peça do vestuário.

2. Em N 40° 52.895 W 008° 18.945 irão encontrar a Hidra de Lerna, uma serpente com corpo de dragão, que possuía nove cabeças (uma delas parcialmente de ouro e imortal). Hércules matou-a cortando as suas cabeças enquanto seu sobrinho Lolau impedia sua reprodução queimando suas feridas com tições em brasa. Por fim, o herói banhou as suas flechas com o sangue da serpente para que ficassem envenenadas.

  

3. Deverão agarrar, em N 40° 52.122 W 008° 14.638, a Corça de Cerínia, um animal lendário, com chifres de ouro e pés de bronze. Esta corça, protegida de Artemis, corria com uma assombrosa rapidez e nunca se cansava.

4. Em N 40° 51.894 W 008° 12.790 deverão capturar o Javali de Erimanto, que devastava os arredores. Hércules apanhou-o pelo cansaço, após o ter perseguido durante horas. Euristeu, ao ver o animal no ombro do herói, teve tamanho medo que se foi esconder dentro de um caldeirão de bronze. As presas do animal foram mostradas no templo de Apolo, em Cumas.

  

5. Deverão limpar os currais do rei Aúgias, em N 40° 52.363 W 008° 09.934, que contêm 3000 bois e há 30 anos que não são limpos. Segundo alguns relatos estão tão fedorentos que exalavam um gás mortal. Hércules desviou dois rios. Aconselhamos o Paiva e o Paivô.

6. No lago Estínfalo, em N 40° 54.096 W 008° 09.387, irão enfrentar pássaros monstruosos cujas asas, cabeça e bico são de ferro, e que, pelo seu gigantesco tamanho, conseguem interceptar, durante o seu voo, os raios do Sol. Estas aves terríveis matavam e devoravam os habitantes que viviam perto do lago. Hércules usou setas envenenadas para matar alguns e expulsou os outros.

  

7. Em N 40° 54.489 W 008° 07.761 deverão capturar o Touro de Creta. O touro, que tinha sido oferecido por Poseidon, deus dos mares, a Minos, rei de Creta, que não foi capaz de o matar, era enraivecido e aterrorizava o povo de Creta. Hércules não apenas o capturou como o levou vivo a Euristeu, para posteriormente ser oferecido a Hera.

8. Em N 40° 56.015 W 008° 08.019 irão enfrentar cavalos que vomitam fumo e fogo e deverão castigar o rei Diomedes, filho de Ares, deus da guerra, por ele andar a sacrificar os estrangeiros que as tempestades arrolam à costa, entregando-os aos cavalos, que os devoravam numa carnificina ininterrupta. Hércules, após lutar e vencer alguns dos cavalos, atirou o rei à voracidade dos seus próprios animais.

  

9. Deverão depois seguir para Cítia, em N 40° 57.288 W 008° 09.544 , onde irão enfrentar as temíveis Amazonas, guerreiras salteadoras cuja fama rivaliza com os maiores nomes da antiga arte bélica. Aqui, os homens deverão ter especial cuidado. Hércules derrotou-as e tirou-lhes a rainha Hipólita, apossando-se do cinturão mágico que ela vestia.

10. Em N 40° 58.560 W 008° 10.258 irão enfrentar o gigante Gerion, filho de Crisaor e de Calírroe, monstro de três corpos, seis braços e seis asas. Hércules, depois de criar uma abertura no Estreito de Gibraltar para chegar a Erítia, onde habitava o gigante, matou-o e tomou-lhe os bois que se achavam guardados por um cão de duas cabeças, chamado Ortro, e um dragão de sete, derrotando-os também.

  

11. Deverão ir ao Jardim das Hespérides, em N 40° 57.924 W 008° 13.592, e colher os pomos de ouro, que são guardadas por um dragão de cem cabeças. O dragão foi morto por Atlas, a pedido de Hércules, enquanto o herói sustentou o céu nos ombros no lugar do gigante.

12. Por fim, no último trabalho, deverão aceder ao mundo dos mortos, em N 40° 56.246 W 008° 13.166, e capturar o cão Cérbero, guardião da passagem. Hades autorizaria Hércules a levá-lo para o cimo da Terra se ele o conseguisse dominar sem usar armas. Hércules conseguiu-o apenas pela força dos seus braços e levou-o a Euristeu, que, com medo, ordenou-lhe que o devolvesse.




Dada a complexidade da cache deverão preparar-se de forma conveniente para esta odisseia. Poderão optar por seguir em modo pedestrianista ou de BTT, ainda que com a bicicleta possam ter dificuldades em algumas passagens. De um modo geral, os pontos encontram-se afastados da estrada, pelo que se optarem por aceder de carro, ou de jipe, aos locais referenciados também terão que caminhar. Todos os contentores deverão permanecer nos respetivos locais!


Consideram, de preferência, a sua realização em dias distintos. Poderão visualizar aqui o track que foi usado como referência para a colocação da cache. Se tiverem dúvidas, não hesitem em entrar em contacto.

Trajecto
Track

Importante: No ponto referente ao décimo trabalho, onde enfrentarão o gigante Gerion, terão que tomar uma decisão sobre por onde prosseguir. Enquanto o trilho desce a encosta, o track continua pela estradaSe seguirem pelo trilho poderão atravessar o rio Paiva na nova ponte da praia fluvial do Vau. Se seguirem pela estrada terão de andar mais quilómetros, mas, junto à ponte de Espiunca, terão a possibilidade de realizar parte do percurso dos Passadiços do Paiva (não vão pela estrada!).

A GR 28 de Arouca incorpora outros percursos de pequena rota, pelo que poderão aproveitá-los para, paulatinamente, irem recolhendo as informações necessárias para esta odisseia. Poderão obter mais informações sobre os percursos de Arouca aqui.

Bibliografia: Wikipedia.

Não façam referências, diretas ou indiretas, e/ou publiquem fotos que possam indiciar aonde fica o contentor final!

Desfrutem da descoberta, do percurso e protejam a Natureza! 

Flag Counter

Additional Hints (Decrypt)

1 - Ngeáf qn nyzvaun, qronvkb qr crqenf.
2 - An onfr qb cvaurveb pbz n znepn qb gevyub.
3 - Ngeáf qn crqen pbz n znepn qb gevyub.
4 - An onfr qb gebapb qb nmrivaub, cregb qn cbagr, gncnqn pbz hzn crqen.
5 - Whagb nb gebapb qb rhpnyvcgb, qronvkb qr crqenf.
6 - Whagb nb znepb, qronvkb qr hzn crqen.
7 - N cbhpbf zrgebf qn rfgenqn, cregb qb gbcb, qronvkb qr crqenf.
8 - N cbhpbf zrgebf qb pnzvaub, qronvkb qr crqenf, ab rfgáohyb.
9 - Ngeáf qn crqen znepnqn qb gevyub, qronvkb qr crqenf.
10 - An onfr qb fboerveb pbz n znepn qb gevyub.
11 - An qrfpvqn, qb ynqb rfdhreqb, qronvkb qr hzn crqen.
12 - Ngeáf qn crqen pbz n znepn qb gevyub, qronvkb qr crqenf.

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



 

Find...

36 Logged Visits

Found it 20     Write note 7     Archive 1     Temporarily Disable Listing 3     Enable Listing 2     Publish Listing 1     Owner Maintenance 1     Post Reviewer Note 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 81 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.