É nesta última capela, situada no extremo norte da vila de Proença-a-Nova, que se celebra a grande festa de Santo António, no dia 13 de Junho.
Santo António
Santo António de Lisboa é o santo mais popular e mais familiar venerado no nosso País. A ele se recorre esperando uma infinidade de milagres. Por todo o país se lhe fazem fogueiras, cascatas e marchas. O seu dia – 13 de Junho – é feriado municipal em muitas terras, entre elas, Proença-a-Nova. Protector dos soldados que defendiam Portugal durante as guerras, foi levado nos regimentos como “soldado” e depois graduado “tenente-general” por D. Maria I, em 1780, e “tenente-coronel” de infantaria, por D. João VI, em 1814.
Por quase todo o País, Santo António, além de ser chamado para fazer aparecer os objectos perdidos, é também o santo casamenteiro. Porém, em Proença-a-Nova, não se passa nada semelhante, exceptuando o de ser o “achador” de coisas perdidas. Neste concelho, ele é o protector de alguns animais – cabras, ovelhas, porcos… não dos bois; esses são protegidos por S. Marcos.
Por todo o concelho há ainda várias homenagens erguidas em honra de Santo António, para se pagarem promessas, ou apenas para que o santo proteja quem as ergue e toda a sua família (Ver cache: [2] Santo António).
A CACHE
Esta cache pretende dar-vos a conhecer não só a Capela de Santo António, mas toda a parte norte da Vila de Proença-a-Nova. É também uma forma de ficarem a saber um pouco mais da História deste nosso tão querido Santo.
O acesso pode fazer-se pela rua paralela ao Campo de Futebol Nossa Senhora das Neves ou pelo caminho lateral ao Cemitério.
Divirtam-se e boas “cachadas”.