A Mudança das Abelhas
O afastamento da rainha velha do ninho.
No período da primavera ao início do verão, enquanto novas candidatas à rainha se desenvolvem na fase de pupa, a rainha não recebe mais geleia real como alimento e, com isso, a rainha pára de desovar e a barriga começa a diminuir. Está chegando o momento em que a rainha deixa o ninho para a nova rainha, levando consigo as operárias para construir outro ninho.
A divisão do patrimônio em igualdade.
As abelhas que deixam o ninho são a rainha, a metade das operárias e os zangões. Todos eles saem carregados de mel no estômago, e com isso, os alimentos que estavam armazenados no ninho diminuem pela metade. Na verdade, o que ocorre é uma divisão do patrimônio, do qual o mel que transportam serve tanto como alimento quanto, outra parte, é transformada em cera, durante o voo, para ser utilizada na construção do novo ninho.
Migração em massa.
A migração ocorre num dia límpido e com ventos amenos. Em primeiro lugar, as operárias iniciam o voo, seguidos de rainha e zangões. A revoada do enxame, na forma de nuvem de abelha, emite som e cheiro característico. Quando a rainha pousa num galho de árvore, as operárias circundam a rainha e ficam emboladas. Logo em seguida, algumas operárias saem à procura de um novo ninho. Encontrando um novo lugar para acomodar, o enxame se move ao local e as abelhas começam a trabalhar na construção do novo ninho.
A luta das fêmeas no ninho velho.
No velho ninho, onde ficaram o restante das abelhas, na sala da rainha as pupas das futuras rainhas começam a completar as asas. Normalmente, a primeira rainha que completar a fase, começa a destruir as salas das rainhas concorrentes a chegarem ao trono. Quando 2 rainhas ficam candidatos, elas começam a luta para conquistar o trono da rainha. Mas, com a possibilidade da vencedora se ferir gravemente durante a luta e pode levar muito tempo para se recuperar e, com isso, não poder governar, às vezes, ocorrem casos em que a primeira rainha que completa a formação das asas, procura sair do ninho para construir novo ninho. Assim, constituirá um ninho com uma única rainha, porém, a situação não é tão fácil para viver, porque como houve a divisão de família, a quantidade de abelhas operárias e alimentos são insuficientes para reconstruir um novo lar.
O Ciclo Anual das Abelhas
Primavera - Crescimento da Família.
Quando as flores começam a florir nos campos, as abelhas operárias iniciam intensamente a coleta do néctar e do pólen. As operárias entram e saem do ninho em busca de alimentos, carregando em volume maior que seu peso corporal, visitando mais de 500 flores durante o dia. Se o tempo for favorável, as operárias trabalham continuamente em busca de alimentos. Por outro lado, a rainha continua depositando ovos das futuras operárias para aumentar a família.
Início do Verão - a rainha deixa o ninho.
Quando começa a floração das acácias, época em que o ninho fica bastante agitado com os crescimentos das abelhas operárias que nasceram durante a primavera e que se adultos, a rainha começa a postura dos ovos dos zangões e, em seguida, os ovos das futuras rainhas. Assim que cumprir a missão de deixar as herdeiras, a velha rainha deixa o ninho, levando consigo a metade das operárias. Posteriormente, a rainha que empossou no trono sai para acasalar, depois volta ao ninho e entra em postura, tarefa importante e eterna da rainha
Outono - Quando os zangões são expulsos do ninho.
Época em que primeiros ventos frios sopram e começa a diminuir a floração fornecedora de néctar. Com a chuva prolongada, as operárias não conseguem sair do ninho. Mesmo assim, elas conseguem coletar néctar, pólen e resinas que transformam em própolis e são armazenados no ninho, preparando-os para o inverno onde os alimentos ficam escassos, as abelhas operárias começam a expulsar os machos, o que faz a rainha diminuir a produção de ovos.
Inverno - A hibernação.
Quando chega o inverno, as abelhas ficam recolhidas no ninho, mas isso não quer dizer que estão hibernando. Elas se juntam ao redor da rainha, formando uma bola. Neste momento, as operárias batem suas asas, produzindo calor para aquecer o corpo. Por isso, mesmo no inverno, a temperatura do interior do ninho se mantém em 33º C. No inverno, os alimentos que foram armazenados durante o ano são consumidos na manutenção da família.
Início da Primavera - Início da movimentação no ninho.
Ainda com clima frio, nos dias quentes, as operárias saem do ninho em busca do alimento nas flores da ameixeira. Estas abelhas operárias nasceram e passaram todo o período de inverno dentro do ninho e, pela primeira vez, estão podendo fazer voo de experiência fora do ninho. Quando as operárias começam a trazer alimentos, o ninho começa a ficar agitado e a temperatura interna aumenta. Assim, a rainha inicia a postura de ovos, sinal que indica a chegada da primavera, época quente, quando as abelhas começam a revoada em busca de alimentos.
|
|