Skip to content

This cache has been archived.

btreviewer: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas. Relembro a secção das guidelines sobre a manutenção http://www.geocaching.com/about/guidelines.aspx#cachemaintenance :

[quote]
Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Por causa do esforço requerido para manter uma geocache, por favor coloque geocaches físicas no seu espaço habitual de geocaching e não em sítios para onde costuma viajar. Geocaches colocadas durante viagens não serão muito provavelmente publicadas a menos que possa fornecer um plano de manutenção adequado. Este plano deve permitir uma resposta rápida a problemas reportados, e deverá incluir o Nome de Utilizador de um geocacher local que irá tomar conta dos problemas de manutenção na sua ausência. [/quote]

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me por [url=http://www.geocaching.com/email/?u=btreviewer]e-mail[/url].

Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se fosse uma nova cache, com todas as implicações que as guidelines actuais indicam.

Se no local existe algum container, por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Obrigado

[b] btreviewer [/b]
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

[url=http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=77][i][b]Work with the reviewer, not against him.[/b][/i][/url]

More
<

Igreja de São Gens de Boelhe

A cache by CozinheiroT Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 11/18/2012
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Translation

Igreja de São Gens de Boelhe

História:

D. Mafalda, filha de D. Sancho I e neta de D. Afonso Henriques, estará, de acordo com a tradição, na origem da fundação desta Igreja no século XIII. O estilo da sua construção, muito dentro da moda da época nesta região, parece confirmá-lo.

Orientada com planta longitudinal, a Igreja é composta por nave única e capela-mor quadrangular. Possui volumes articulados, sendo a cabeceira mais baixa.

Como características particulares, São Gens de Boelhe possui um portal axial de capitéis côncavos, de grande originalidade no cesto e com uma decoração muito bem conseguida, cavada e quase gráfica, a qual se estende pelas impostas. As frequentes siglas sugerem-nos uma obra feita por meia dúzia de artífices.

Curiosidades:

Os muros da Igreja ostentam uma profusão de siglas alfabéticas e geométricas que significam o trabalho de aparelhamento da pedra de, pelo menos, seis diferentes canteiros. O aparelho pseudo-isódomo reflete a excelência da obra executada, podendo a justificação das siglas ser explicada pela necessidade de contabilização do trabalho de cada canteiro, quando estes eram contratados à peça.

Cronologia:

Séc. XIII – Construção da Igreja;

Sécs. XVII-XVIII – Ampliação da capela-mor;

1928 – Início das obras de restauro;

1930-1932 – Obras de reconstrução dos muros, cornija, modilhões e campanário, remoção de toda a argamassa existente no interior da Igreja, apeamento da torre sineira, reconstituição da capela-mor primitiva, rebaixamento e lajeamento do pavimento da Igreja e da capela;

1935 – Obras de reconstrução: apeamento e mudança da parede testeira da capela-mor para o seu primitivo lugar, reconstituição das frestas da nave, lajeamento da nave e capela-mor, colocação de degraus e patamares no pórtico principal;

1936 – Obras de reconstrução: assentamento de três portas exteriores, armação e cobertura dos telhados;

1950 – Obras de restauro: apeamento de toda a fachada sul, reposição de todos os elementos nos seus lugares primitivos, demolição das paredes que constituíam a ampliação da cabeceira e construção da sua testeira no lugar indicado pelos alicerces, apeamento e reconstrução do campanário, desentaipamento da porta lateral da nave, recalcamento do alicerce, entaipamento de uma porta que existia na fachada norte da capela-mor, reparação do arco triunfal, empena e frestas, construção de frechais de betão armado e nova cobertura, limpeza e tomada de junta, colocação de vitrais, substituição da cruz da fachada principal, assentamento do lajeado na nave e capela-mor colocação do altar-mor em pedra, assentamento de passeio exterior a volta da igreja, colocação de portas novas, mudança do cemitério e arranjo geral do adro;

1971 – Obras de conservação da cobertura e instalação elétrica;

1986 – Obras de conservação e recuperação dos telhados;

1998 – Integração da Igreja de São Gens de Boelhe na Rota do Românico do Vale do Sousa;

2003 – Obras de conservação e valorização geral do imóvel no âmbito do projeto Rota do Românico do Vale do Sousa, que incluiu acompanhamento arqueológico nas sondagens efetuadas no adro.

A cache:

Pequeno conteiner de plástico, contêm inicialmente logbook, e folha do jogo.

 

Levem material de escrita.



This page was generated by GeoPT Listing Generator

Additional Hints (Decrypt)

Fãb nf enímrf qn byvirven dhr nyvzragnz n nmrvgban...

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.