Traditional Geocache

Windmill – São Bartolomeu da Serra

A cache by Team Cardos Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 1/6/2013
In Setúbal, Portugal
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size: large (large)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Translation

Windmill – São Bartolomeu da Serra

Os moinhos de tipo mediterrânico, o que nos habituámos a ver nos locais mais elevados, é composto por um corpo de pedra com quatro a seis metros de altura e sensivelmente o mesmo diâmetro e cuja forma, embora se assemelhe a um cilindro, é, na verdade, um tronco de cone. Em torno do topo deste corpo central, existe uma calha, denominada frechal, sobre a qual assenta uma cúpula móvel, de forma cónica e à qual se dá o nome de capelo. Tipicamente, no vértice do capelo, é montado um cata-vento, cujo eixo se prolonga na vertical para o interior do moinho, fazendo rodar um dispositivo indicador que permite ao moleiro, operador do moinho, determinar a direção do vento sem dele sair. Construído em madeira, em alvenaria ou em palha de centeio, o capelo é atravessado na diagonal por um mastro, eixo ou pião de madeira, que se estende por cerca de cinco metros para o seu exterior. Nesse prolongamento exterior, encontram-se fixadas em forma de cruz as varas ou braços, onde se fixam as velas de pano com formato triangular. Dois dos vértices das velas estão fixos a uma vara, o que permite que estas sejam enroladas na respetiva vara quando o moinho de vento se encontra imobilizado, ou então estendidas sendo o terceiro vértice atado à vara que sucede aquela onde a vela está fixa. Esta situa-se mais atrás e dá uma inclinação à vela a qual permite que ao ser atuada pelo vento faça imprimir ao moinho um movimento de rotação. Estas varas de auxílio à armação e aperto das velas, são denominadas vergas e estão colocadas de forma a dividirem a meio o ângulo formado pelas varas.

Deste modo, a energia cinética de rotação gerada no mastro devido à propulsão dada pelo vento ao ser captado pelas velas, é transmitida pelo eixo central até à base do moinho onde faz rodar as mós que moem o cereal sendo assim a energia eólica aproveitada. Todas estas estruturas e engrenagens móveis descritas eram talhadas em madeira rija, tipicamente carvalho, sobreiro ou azinheiro, por artífices especializados nesse tipo de trabalho, a quem se dava o nome de engenheiros, ou seja, os homens que fabricavam os engenhos.

Os moinhos de vento podem ser aplicados à moagem de cereais. Neste caso, a energia que chega à base do moinho através do seu eixo central é utilizada para fazer rodar uma mó. Uma mó é uma pedra maciça, esculpida em forma de anel cilíndrico achatado, de faces sulcadas e a cujo centro vazio se chama olho da mó. Numa instalação para moagem existem duas mós, sendo uma delas, estática, denominada poiso e assente no chão do moinho, sobre a qual se coloca uma segunda mó com uma folga ligeira de modo a que não impeça o movimento de rotação, denominado corredor, com raio idêntico ao do poiso mas com altura inferior. Um poiso, chegava a pesar cerca de 1200 kg, enquanto, um corredor pesava 800 kg.

Reconhecemos com esta cache o trabalho de tantos Homens que se dedicaram com arte a estes engenhos, numa vida bastante solitária. Fica ainda na memória dos mais antigos, as mós e os moinhos a laborar, nos cimos dos cerros virados para o mar.

Esta cache é grande e contem logbook, lápis, recorações da Team Cardos e Tb para o primeiro visitante.



This page was generated by GeoPT Listing Generator

Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

163 Logged Visits

Found it 155     Write note 5     Publish Listing 1     Owner Maintenance 1     Update Coordinates 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 20 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated: on 8/10/2017 10:38:52 AM Pacific Daylight Time (5:38 PM GMT)
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum