Fonte das Patas (Fontes) Traditional Geocache
-
Difficulty:
-
-
Terrain:
-
Size:
 (micro)
Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions
in our disclaimer.
Anadia sempre foi uma terra abundante em água, sobretudo no sopé das vertentes norte e nascente do Monte Crasto. Aqui brotam duas das principais nascentes, que, aínda não há muitas décadas,surgiam, espontâneamente à superficíe.
Uma é a Fonte da Azenha a caminho de Arcos, e a de que vou falar é a Fonte das Patas ou simplesmente Fontes, mais a sul, mais perto do centro da cidade.
As fontes de Anadia, por brotarem à superfície , não possuiam bicas, pelo que a única forma de recolher água era mergulhar o cântaro na própria nascente - eram as fontes chafurdo.
Em 1888 começaram as obras de emparedamento da Fonte das Patas, com alguma dificuldade, visto que em certas alturas a nascente formava um largo charco que dificultava e mesmo impedia a passagem de pessoas e, consequentemente, a ligação pedonal entre Anadia e Arcos.
Em primeiro foi a construção de um enorme tanque que suportava a água que haveria de se consumir, e o restante era encaminhada, por valas, para o Rio da Serra. Esse tanque , tanto servia as pessoas como os animais, que ali bebiam directamente. Também era utilizado para lavagem de roupa.
Mais tarde a Autarquia solicitou ao director das Obras Públicas de Aveiro, a construção de um fontenário, com duas bicas e, ao lado a construção de um lavadouro público. As construções foram feitas e terminadas em 1905, mais tarde o lavadouro foi coberto com chapas de zinco, assente em airosa estrutura de ferro forjado, com laivos de Arte Nova.
fonte: "ANADIA, Sitíos e memórias" de Carlos Alegre
«A CACHE»
trata-se de um micro-contentor, com livro de registos. Levar material de escrita.
Additional Hints
(Decrypt)
zntaégvpn