
Caminhando por entre vales, pinheirais e terras chãs, atingimos os terrenos alcantilados que caem sobre o Rio Uíma e o Douro.
São terrenos e aldeias em socalcos, formando autênticos anfiteatros sobre estes rios, cujas margens se revestem de densos bosques que se reflectem nas suas águas. Estamos em Crestuma, Freguesia ribeirinha do Concelho de Vila Nova de Gaia a qual dista da sede do Concelho cerca de 14 km.
Esta Vila situa-se na zona oriental do território concelhio junto à margem esquerda do rio Douro, tendo a Vila de Olival a poente, a Vila de Sandim a sul e a Vila de Lever a leste.
O topónimo tem origem na síntese de duas palavras: Castrum, povoação elevada, e Uíma, nome do rio que lhe passa ao pé e que desagua no Douro.
A ocupação humana deste lugar está atestada por inúmeros vestígios arqueológicos e um documento de 922 fala de uma ermida com o seu cemitério, no mosteiro e na vila, e conta-se que neste local se encontrou o rei D. Ordonho, de Leão, com o Bispo D. Gomado, que depois de ter renunciado ao seu cargo, aqui se recolheu. Feita Couto, Crestuma foi doada pela Rainha Dona Teresa ao Bispo D. Hugo, do Porto;e ao seu sucessor, D. Pedro Rabaldis, por D. Afonso Henriques.
Crestuma passou a Vila a 19 de Abril de 2001.
Características
A Vila de Crestuma é composta pelos seguintes lugares: Areia, Burgo, Carmona, Carvalhosa, Casal, Casalinho, Castanheiros, Cepo, Cimo da Aldeia, Colégio, Devesa, Fioso, Fonte, Igreja, Lage, Lagoa, Murça, Pena, Penedo, Picoto, Quinta da Velha, Sobral, Torrão e Vessada.
É conhecida pela sua barragem e pela linda paisagem que apresenta mais parecendo uma cascata banhada pelo rio Douro e atravessada pelo rio Uíma.
Exactamente sobre estas belezas referia Sant'Anna Dionísio no 'Guia de Portugal': 'Prosseguindo, os olhos não se cansam de se recrear na beleza e amplitude do extraordinário vale. Mais uma ou duas inflexões, eândricas, mais um ou dois segmentos rectilíneos, e estamos à vista da airosa povoação industrial de Crestuma, alcandorada na margem sul do rio. (...) Ao centro do apinhoado destaca-se a grande fábrica de fiação de Crestuma.
Ao lado de uma igreja de arquitectura um tanto 'avançada', de telhado muito recortado, destaca-se a Quinta da Estrela, assim designada e fácil de identificar pela grande estrela ajardinada, em declive, que do próprio rio se avista. É uma vivenda de impressivo aspecto, rodeada de belo arvoredo. Foi visitada algumas vezes por Leandro Coimbra e Teixeira de Pascoaes.
Defronte de Crestuma, na margem direita, avulta outra grande instalação industrial: uma fábrica de fundição, esta mais próxima da linha média das águas do rio e, por isso, de vez em quando duramente atingida pelas cheias'.

|