Skip to Content

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.

This cache has been archived.

Rogo Valente: Rogovo Valente deseja-vos um bom Natal.

More

Traditional Geocache

São Bernardo

A cache by Rogo Valente Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 12/23/2012
Difficulty:
2.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size: micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

A cache: Está localizada junto à Igreja de São Bernardo que com todo o gosto o/a convida a visitá-la

 

Igreja de São Bernardo



O povo de São Bernardo tinha assumido, em Junho de 1955, o compromisso de construir uma nova igreja paroquial no prazo de 10 anos. No entanto, por motivos vários, em meados de 1963 a obra ainda se encontrava à altura de meias paredes.
A nomeação, no ano seguinte, do reverendo Pároco José Félix de Almeida enquanto pároco da freguesia veio contrariar essa tendência. Não será, pois, de espantar que a nova igreja tenha sido inaugurada em Julho de 1966 e, em Janeiro de 1968, podia ler-se no jornal da paróquia:
«Uma grande alegria vos anuncio: Hoje, 31 de Dezembro de 1967, a nossa igreja está feita e paga, e sobram 126.378$90, que é o fermento para a construção do Centro Paroquial de Assistência de São Bernardo.» escrevia o novo pároco.

 

Padre José Felix Almeida
 
E, com efeito, foi como se as obras não tivessem sequer parado, já que o complexo paroquial ampliava dia-a-dia. Porém, não sem que a falta de dinheiro fosse marcando a evolução das obras. É, pois, no sentido de angariar fundos que, em Outubro de 1969, começam a realizar-se dois cortejos anuais — o Cortejo da Festa das Colheitas, em Setembro ou Outubro, e o Cortejo dos Reis e das Pastorinhas, em Janeiro.
«Cada Cortejo transformou-se sempre, em primeiro lugar, numa grande festa de união de todo um Povo consciente e adulto, que caminhava com firmeza e convicção para a prossecução de uma obra que sabia ser para o bem de todos. Por outro lado, era o momento aguardado ansiosamente para dar largas ao poder criativo e para poder tornar pública a sua grande capacidade de imaginação. Por último, era a alegria interior de cada um poder dar a sua ajuda e o seu contributo material de modo a que se tornasse realidade o lindo sonho de toda a comunidade.»
 
in "Traços de Uma Vida", 1989
 


 


Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

292 Logged Visits

Found it 253     Didn't find it 19     Write note 4     Archive 1     Unarchive 1     Temporarily Disable Listing 2     Enable Listing 3     Publish Listing 1     Needs Maintenance 2     Owner Maintenance 4     Update Coordinates 2     

View Logbook | View the Image Gallery of 5 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated: on 11/15/2017 3:54:31 PM (UTC-08:00) Pacific Time (US & Canada) (11:54 PM GMT)
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page