O programa das festas do Corpo de Deus, começa a festejar-se no dia anterior ao dia do Corpo de Deus com o cortejo do carneirinho, iniciativa única no país. Várias centenas de crianças percorrem, em cortejo, as principais ruas da cidade, vestem-se com roupas tradicionais, levam bandeiras de papel e cartazes com frases alusivas aos professores, cantando canções feitas por eles sobre o “Carneirinho”, a escola e os professores. Com saída do Campo do Conde de Torres Noves, as escolas do concelho, do 1º ciclo do ensino básico e pré-primário, trazem consigo um carneiro (vestido, pintado, a pé ou em carroça) que será oferecido ao professor depois do cortejo. Assim acontece, pelo menos, desde 1880, altura em que se institucionalizou ofertar um carneirinho ao “mestre”.
A adesão, quer de escolas, quer de visitantes, tem sido cada vez maior, por ser uma iniciativa que se realiza apenas em Penafiel.
Sabe-se que antigamente era costume, por altura do Corpo de Deus, oferecer-se um carneiro a quem se devia favores. No livro de Teresa Soeiro – PENAFIEL – encontrámos a informação de que esta tradição começou em 1880, quando “um grupo de alunos da Casa Escolar do Sr. Henrique de Carvalho resolveram brindar o seu professor com um carneiro e fizeram-no por modo vistoso (…) indo na frente montado num jerico um aluno tocando corneta, e o carneiro muito enfeitado entre duas alas de pequenos estudantes vestidos a capricho. Todos acharam graça à lembrança.”
Assim, se iniciou uma tradição que nunca mais foi quebrada desde então e que é única em Portugal.
Na véspera do Corpo de Deus, não se esqueçam de vir a Penafiel ver a alegria das crianças no Cortejo do Carneirinho!
A CAVALHADA
À noite, a Cavalhada, em carro próprio puxado por uma parelha de cavalos. Traz a Figura da Cidade, o delegado do povo, que irá apresentar cumprimentos à Câmara Municipal, tradição que remonta ao séc. XVIII. Em frente ao edifício, esta figura alegórica, sem descer do carro, pede silêncio para poder saudar os autarcas que se encontram na varanda principal.
Através de versos, a figura da cidade presta homenagem a quem "defende os interesses do povo" e terminada a recitação desce do carro e vai entregar ao presidente da Câmara Municipal, o documento onde estão escritos os versos.
Também em frente à Câmara Municipal podemos assistir a actuações:
Baile dos Ferreiros, Baile dos Pedreiros e Baile dos Turcos
Finalmente na tarde do feriado do Corpo de Deus, a fé traz milhares de visitantes às ruas por onde vai passar a Procissão de Corpus Christi, única no país.
PROCISSÃO DE CORPUS CHRISTI
A procissão de Corpus Christi é anterior à elevação de Arrifana de Sousa à categoria de vila havendo documentos que apontam 1540 como o ano em que se realizou pela primeira vez em Penafiel.
Juntando o religioso e o profano, a procissão integra, entre outros, a figura de S. Jorge, Anjo S. Miguel, a Serpe (um corpo de madeira com forma de serpente vestida de um pano pintado com escamas e asas) e o baile dos Ferreiros.
Refira-se ainda o carro triunfal, modelo do séc. XIX, em forma de concha com vários degraus no topo dos quais segue em pé a figura da cidade, guerreiro apoiado na sua lança, com escudo com as armas da cidade. Neste carro, puxado por uma junta de bois, vão crianças vestidas de anjos que lançam pétalas à multidão. O carro triunfal integra a parte profana da procissão.
O trajecto a percorrer estará marcado por colchas que adornam os peitoris e sacadas e ano após ano, apesar de algumas variações, as tradições mantêm-se.
As festas dos Corpo de Deus, festas da cidade e do concelho, terminam com um festival de folclore, no Campo do Conde Torres Novas.
Mais informações em:
Gabinete de Imprensa da Câmara Municipal de Penafiel
Porto Challenge
Dentro da cache, além dos objectos habituais, vai encontrar uma folha especial com um número. Por favor anote este número e o nome da cache. Juntando todos os códigos das 18 caches parciais, conseguirá obter as coordenadas da localização da cache final Porto Challenge: Bónus, que está escondida algures no Distrito do Porto.
Para dúvidas ou esclarecimentos relativos ao projecto global das caches Porto Challenge, pode contactar os responsáveis pelo projecto: Geo Invicta.

O Porto Challenge é composto pelas seguintes 18 caches:
Esta cache: Leva-o a um local onde pode tirar partido das melhores vistas sobre a Cidade.
É uma cache de tamanho small, contém LogBook com StashNote e permite a troca de objetos.
Levem algo para escrever.
Esperamos que se divirtam tanto quanto nós na sua colocação.
Por favor sejam discretos, não divulguem pormenores ou fotos que possam revelar a sua localização e deixem a cache conforme a encontraram, para que tenha mais durabilidade.