Skip to Content

This cache has been archived.

btreviewer: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas. Relembro a secção das guidelines sobre a manutenção http://www.geocaching.com/about/guidelines.aspx#cachemaintenance :

[quote]
Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Por causa do esforço requerido para manter uma geocache, por favor coloque geocaches físicas no seu espaço habitual de geocaching e não em sítios para onde costuma viajar. Geocaches colocadas durante viagens não serão muito provavelmente publicadas a menos que possa fornecer um plano de manutenção adequado. Este plano deve permitir uma resposta rápida a problemas reportados, e deverá incluir o Nome de Utilizador de um geocacher local que irá tomar conta dos problemas de manutenção na sua ausência. [/quote]

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me por [url=http://www.geocaching.com/email/?u=btreviewer]e-mail[/url].

Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se fosse uma nova cache, com todas as implicações que as guidelines actuais indicam.

Se no local existe algum container, por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Obrigado

[b] btreviewer [/b]
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

[url=http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=77][i][b]Work with the reviewer, not against him.[/b][/i][/url]

More
<

Dólmen da Aliviada, monumento nacional

A cache by Turdulo Vetere Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 2/10/2013
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size: micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Dólmen da Aliviada - monumento nacional



"
Fazendo parte de um núcleo de sete monumentos, a Mamoa da Aliviada 1, também conhecida como "dólmen da Aliviada", constitui um notável monumento megalítico, classificado como Monumento Nacional desde 1992.

Trata-se de um tumulus de grandes dimensões com diâmetro de 18,5 metros e uma altura de dois metros, revestido por uma potente carapaça pétrea de granito. Aloja no seu interior um imponente dólmen de câmara poligonal alongada, com 3,50m de comprimento por 1,70m de largura, composto por nove esteios, oito dos quais continham pinturas ou gravuras. 

Escavado em 1957 por D. Domingos de Pinho Brandão, sem qualquer publicação dos resultados, o monumento ficou desde então abandonado, se bem que diversos investigadores, nomeadamente Elisabeth Shee Twohig, tenham chamado a atenção para os motivos artísticos presentes nos seus esteios.

Em 1993 F. A. Pereira da Silva realizou trabalhos de limpeza, consolidação e levantamento das representações, detectando-se importantes características estruturais do tumulus, algum espólio arqueológico e sobretudo novos motivos simbólico-decorativos, comprovando-se ainda a associação das técnicas da gravura e da pintura nos mesmos esteios, elemento de uma certa raridade nos contextos megalíticos portugueses. 

Posteriormente, o monumento foi ainda objecto de outra acção de recuperação, mas entretanto, a degradação, o depósito de lixos e sobretudo actos de vandalismo mal-intencionado quebraram diversos esteios e destruiram, devido ao incêndio da câmara funerária, grande parte dos elementos pictóricos."



Mamoa 2 da Aliviada



"
Situada a poucas dezenas de metros do importante dólmen da Aliviada e fazendo parte de um núcleo de sete sepulturas megalíticas, a Mamoa 2 foi um dos sete monumentos escavados por D. Domingos de Pinho Brandão em 1957. 

De novo intervencionado em 1984, por F. A. Pereira da Silva, é constituído por um tumulus subelíptico, com 25 metros (N-S) por c. de 22m (E-O) e uma altura a rondar os dois metros.

Contrariamente ao que é mais comum em monumentos desta natureza, a mamoa não se encontra coberta por qualquer couraça lítica; porém, o interior do tumulus é constituído quase integralmente por grandes blocos de granito bem imbricados uns nos outros, o que tecnicamente se costuma designar por "cairn".

A estrutura funerária central é bastante complexa, pois apenas um esteio se encontrava in situ no momento da intervenção arqueológica mais recente. Aparentemente, o monumento teria contido inicialmente um dólmen de grandes dimensões, de planta poligonal, posteriormente substituído por uma câmara de menor volume e planta oblonga ou circular.

De grande interesse neste túmulo é a presença de outras estruturas funerárias periféricas, documentando a progressiva e continuada necropolização da grande mamoa original. À superfície do tumulus detectou-se uma pequena incineração em "cinzeiro", assinalada por uma pequena laje implantada verticalmente.

Inserida no tumulus e a poucos metros da câmara central encontrava-se uma grande cista com cerca de 4 metros de diâmetro e perfil piramidal, correspondendo a um espaço deposicional de incineração e que não forneceu qualquer mobiliário funerário."

fonte : "Memórias da Terra - património arqueológico do concelho de Arouca", coord. António Manuel S.P. Silva

Additional Hints (Decrypt)

aãb gr cvdhrf!
(qrivqb à fhwvqnqr qb ybpny, erpbzraqn-fr phvqnqb pbz b fígvb baqr cõrz bf céf)

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



 

Find...

35 Logged Visits

Found it 28     Didn't find it 3     Archive 1     Temporarily Disable Listing 1     Publish Listing 1     Post Reviewer Note 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 6 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.