Ruínas da Torre da Ladeia (Capela da Nossa Senhora do Pilar)
Um dos monumentos mais antigos, da freguesia do Alvorge, está em ruínas – é a Torre de defesa da Fonte do Alvorge. Para além de proteger a fonte, era também um importante equipamento militar de defesa da Ladeia, particularmente relevante no contexto da Reconquista Cristã, quando estava em causa a defesa da importantíssima cidade de Coimbra.
Muito próximo do Alvorge e da estrada coimbrã, na antiga Torre da Ladeia, com duplos objetivos defensivos (militares e de proteção da fonte que ali nasce), ao que se supõe sobre construções romanas, existia uma capela que referem ter sido edificada em 1693, hoje totalmente em ruína, dedicada a Nossa Senhora do Pilar e mencionada nas Memórias Paroquiais de 1758.
É bem visível ainda uma ampla escadaria de dois lanços opostos que convergia para um patamar de acesso à capela, que se fazia por uma larga porta retângula. O frontispício é encimado pelo brasão dos Carneiros Figueiredos, sobrepujado por óculo redondo. A zona do Altar é coberta por uma cúpula.
A capela evidencia uma planta retângula virada a Oeste já difícil de perceber em toda a sua extensão, devido ao estado avançado de ruína. É percetível, no entanto, a interligação do corpo da capela com alguns espaços reservados à habitação.
Dada a importância histórica do templo, e do edifício em que se integra, várias pessoas da região defendem o seu restauro que se afigura cada vez menos provável, mas não impossível.
Pormenor do Brasão na fachada da Capela.
A Geocache
É um recipiente normal contendo só o livro de registos e nota informativa, não se esqueçam de levar algo para escrever. Não tracem novos caminhos. Façam silêncio para não perturbar a fauna e protejam a flora existente. Sejam cautelosos durante a sua procura e ao encontrarem coloquem-na como estava, a longevidade da geocache depende de si!
Pratiquem C.I.T.O sempre que possam a Natureza agradece.