Skip to Content

This cache has been archived.

Gang Pata Negra: Para o ano há mais [:D]

More
<

GeoFrancesinha "Saloia"

A cache by Gang Pata Negra Send Message to Owner Message this owner
Hidden : Saturday, May 11, 2013
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size: not chosen (not chosen)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


bkm

APRESENTA

GEOFRANCESINHA "SALOIA"


foto2

Um pouco de História…

As francesinhas nasceram no Porto, “inventadas” na década de sessenta por um emigrante regressado de França.

Ele decidiu dar um toque especial a uma receita tipicamente francesa, chamada "croque-monsieur". Esta especialidade típica é um snack muito apreciado nos restaurantes e cafés franceses.

Este iluminado homem teve a feliz ideia de improvisar e adaptar este prato aos nossos ingredientes e à nossa cultura, adicionando ao nosso paladar a magia de um molho que é a alma da receita.

Transformou um “simples” "croque-monsieur" em algo com mais alma, a transbordar de vida e de substância. Algo que qualquer português ou portuense nunca teria imaginado ser possível comer até à altura.

Depois do caldo verde, das tripas, da broa e do bacalhau à Gomes de Sá, eis então que nasce a única receita gastronómica original portuense do século XX. A Francesinha.

Este “estrondoso” prato é hoje em dia uma das mais apreciadas iguarias da cidade, e é a especialidade de vários restaurantes locais dos mais chiques aos mais populistas.

A francesinha é portanto um prato do povo, para o povo comer, e presentemente com imensas variantes de receitas, (com variantes inclusivamente vegetarianas imagine-se) mas sempre com o mesmo espírito, de maneira a satisfazer todos os diferentes gostos das nossas gentes.

A que patamar de popularidade nacional chegará esta receita será algo difícil de prever. Aquilo que de facto se pode dizer é que quem cá vem e prova, geralmente regressa.

Já inclusivamente houve um projecto de transformar a francesinha numa espécie de “pizza-hut” especializada, com entregas ao domicílio, projecto o qual parecia uma ideia fantástica, mas que não vingou, assim como a criação da cadeia de restaurantes “Francesinhas & Companhia”, que também já fechou as suas portas.

Poderá dizer-se que a francesinha pertence apenas aos restaurantes e cafés mais tradicionais do Porto ou sofrerá uma globalização ao país?

O futuro nunca se sabe, e uma coisa é certa: Cá estaremos nós a provar muitas e suculentas francesinhas, no restaurante ou em casa, no Porto ou em outro lado qualquer.

Fonte: http://www.alunos.dcc.fc.up.pt/~c0007056/francesinhas/historia/historia.html

ffgjvj

(GeoFrancesinha "Maravilhas na Capital" 2012)

Event Cache

Neste evento queremos proporcionar mais uma noite diferente. Juntar mais uma vez o geocaching ao convívio e assim ter a ementa perfeita servida sob a forma de uma bela francesinha na zona saloia. Com as temperaturas a subir, nada como juntar um pouco de picante para sentir o calor de um tradicional prato portuense.

Nas coordenadas indicadas, na bela aldeia da Soltaria venham degustar uma francesinha.

Na noite de 11 de Maio de 2013 a partir das 20h vão começar a sair para a mesa as primeiras francesinhas da noite...

O preço do “Menu Francesinha” é de 8 "Francesas" com direito a 1 francesinha, 1 bebida, sobremesa, café e bagaço (oferta do Gang da Pata Negra).

O Espaço tem capacidade para cerca de 60 pessoas. No Will Attended agradecemos que informem o número de pessoas para assim gerir o espaço existente!/

Will Attended aceite até dia 08/05/2013

Lista de Inscritos

Esperamos por vocês para assim descobrir esta preciosidade gastronómica do Norte na zona saloia…

Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

89 Logged Visits

Write note 12     Archive 1     Will Attend 36     Attended 37     Publish Listing 1     Post Reviewer Note 1     Announcement 1     

View Logbook | View the Image Gallery of 68 images

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.