Skip to Content

This cache has been archived.

GangnamBats: A cache foi totalmente destruída, ou por muggles ou foi mesmo o mau tempo.

Será arquivada, porque em breve aparecerá uma nova versão, mas em moldes diferentes.

Cumprimentos

More
<

90 Anos CNE #0233 Estarreja

A cache by GangnamBats Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 03/26/2013
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size: not chosen (not chosen)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Muita atenção no manuseamento dos pontos. Não é preciso forçar nada. A cache não contém material de escrita, nem é possível trocar objectos. Atenção na abordagem da cache, ela encontra-se numa igreja, e em certos dias e horas será impossível abordá-la. Boa cachada



A Associação:

O Corpo Nacional de Escutas (CNE) é a maior Organização de Juventude de Portugal

O CNE – Escutismo Católico Português é uma Instituição reconhecida de Utilidade Pública pelo Governo, conforme publicação no Diário de República nº 177, III série , de 3 de Agosto de 1983.

O CNE é uma associação de juventude sem fins lucrativos, não-política e não-governamental, destinada à formação integral de jovens, com base no método criado por Baden Powell e no voluntariado dos seus membros.

O CNE está implementado em cerca de 1.100 agrupamentos locais em todos os concelhos do território continental e regiões autónomas dos Açores e da Madeira, dispondo de uma rede de animação e coordenação territorial apoiada em meia centena de estruturas de núcleo e regionais, tendo como executivo nacional a Junta Central, que assegura a gestão e a implementação das políticas gerais e sectoriais do CNE.

Um Movimento da Igreja Católica
A dimensão espiritual e a formação cristã

O CNE é um movimento da Igreja Católica. Assim, está ciente das responsabilidades que lhe advêm desse facto, bem como daquelas que a Hierarquia e o restante Povo de Deus têm para com a Associação.

A Animação da Fé, característica do Escutismo do CNE, é feita naturalmente através do jogo escutista, vivido à luz de Jesus e do Evangelho, procurando contribuir para a formação humana e cristã dos seus associados, pelo testemunho da vida em comunhão eclesial.

Fonte: http://www.cne-escutismo.pt




A História do Agrupamento 233 Estarreja:

1 - E assim nascia uma nova estrutura ligada ao CNE – Escutismo Católico Português



Estávamos sensivelmente a meio da década de sessenta do século XX. Um jovem, oriundo de Calvão – Vagos, era ordenado sacerdote e colocado na paróquia de S. Tiago de Beduído para auxiliar o Pároco, P. António Martins Belém. O seu nome era João, P. João Mónica da Rocha. Pessoa simples e humilde, mas com uma visão larga e com uma grande capacidade de diálogo, particularmente com a juventude.

E, à sua chegada a Estarreja e a esta paróquia, reparou que os jovens passavam o seu tempo em grupo de amigos, em locais diversos, mas muitos deles a jogar futebol à volta da igreja. E começou a interpelá-los.

Um após outro foi-se juntando para conversar e, dessas conversas, nasceu a necessidade de se organizar um grupo que reflecti-se e agisse em ordem ao bem comum.

E decidiu-se, entre outros grupos, pela fundação de um Grupo de Escuteiros. Assim, com um punhado de jovens, enquadrados por alguns adultos, arrancou com aquilo que hoje é o Agrupamento 233 do Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português. E era a Ordem de Serviço Nacional nº 262, de 6 de Março de 1967 que dava corpo ao novo Agrupamento, com efeitos a 13.11.1966, e com os seguintes Dirigentes:



a) -Joaquim Arnaldo Silva Mendonça - Chefe do Agrupamento;

b) - P. António Martins Belém – Assistente do Agrupamento;

c) - Nuno Luís Silva Morujão - Chefe do Agrupamento Adjunto;

d) - P. João Mónica Rocha - Secretário do Agrupamento e Chefe de Grupo;

e) - Carlos Manuel Castro Caldas - Secretário do Agrupamento Adjunto;

f) - António Marques Silva – Instrutor.



Escolhido o patrono, S. Tiago, ao Agrupamento foi atribuído o número de ordem nacional 233 e, em 1966/67 o Grupo nº 8 (número de ordem regional), cujo patrono escolhido foi S. António.

Sabe-se, por relatos vários, que este movimento foi bastante importante para os jovens da paróquia, tendo os mesmos participado em várias actividades locais, regionais e nacionais, aproveitado a educação proporcionada em ordem a uma formação integral das suas personalidades. Pena é que poucos registos existam para se poder conhecer toda a extensão dos benefícios e dos beneficiários.

Dos registos existentes é possível, contudo, destacar alguns factos importantes. Assim:

a) - Logo no ano seguinte ao da sua fundação, em 1967/68 a participação, com 16 rapazes, no VII Acampamento Regional, realizado em Passô, Sever do Vouga; ainda a participação, com 7 rapazes, no XIII Acampamento Nacional, realizado nas matas nacionais da Serra de S. Mamede, e onde estiveram presentes cerca de 2000 escuteiros “dos quatro cantos de Portugal espalhado pelo mundo” e representações de Espanha, Polónia, Estados Unidos, Alemanha, Grécia e Inglaterra;

b) - Em 1968/69 deu-se a fundação, com promessas em 31 de Maio de 1969, da 1ª Secção, os Lobitos. Fizeram promessa 18 Lobitos e 7 “Akelàs”. Registada ainda a participação no VIII Acampamento Regional, em Serra d’Arca, Caramulo, com duas patrulhas, Falcão e Raposa, de 16 a 23 da Agosto de 1969;

c) - Em 1969/70 realização e participação no Acampamento Regional de Lobitos, em Estarreja, de 24 a 26 de Julho de 1970;

d) - Em 1970/71 colaboração, juntamente com a Secção de Atletismo do C.D.E. e com a J.O.C. (Juventude Operária Católica), de Estarreja, na organização do Torneio da Primavera, em Atletismo, que se realizou em 4 de Abril de 1971;

e) - Em 1972/73 participação, com 21 rapazes, divididos pelas patrulhas Falcão, Castor e Veado, no Acampamento Nacional comemorativo dos 50 anos do CNE em Portugal, que se realizou na mata de Marrazes, Leiria, de 18 a 26 de Agosto de 1973;

f) - Em 1973/74 organização das comemorações do Dia de S. Jorge, a nível Regional, realizado em Estarreja, em 27 e 28 de Abril de 1974.



2 - Mas... nem tudo correu como seria desejável

A falta de Dirigentes adultos aliada a várias mudanças havidas na direcção do Agrupamento, agravadas, ainda, com convulsões várias motivadas pelo 25 de Abril, levaram à interrupção da actividade regular do mesmo, em 1975, apesar de ainda, durante algum tempo, ter havido alguma actividade pontual.



3 - A “travessia do deserto”

Durante cerca de duas décadas o movimento criado por Baden Powel esteve arredado da nossa paróquia. Houve, contudo, o espírito que não morreu e, em 1995, um grupo de 5 adultos comprometidos com a paróquia, convidados pelo seu pároco, decidia aceitar o desafio de preparar a difícil tarefa de reconstruir o edifício que ruíra de forma comprometedora.

Additional Hints (Decrypt)

Pnqn cbagb é hz fízobyb qr hzn frpçãb.
1: Ybovgbf
2: Rkcybenqberf
3: Cvbarvebf ( Aãb sbeçne cbe snibe ! )
4: Pnzvaurvebf ( Ergvene ncranf b dhr rfgá ab vagrevbe ! )
Svany: Gbqbf aóf hgvyvmnzbf

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)



 

Find...

83 Logged Visits

Found it 68     Didn't find it 2     Write note 3     Archive 1     Temporarily Disable Listing 4     Enable Listing 4     Publish Listing 1     

View Logbook | View the Image Gallery

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.