A Reserva Natural das Ilhas Desertas tem uma área total de 12586 hectares, é delimitada pela batimétrica que inclui todas as ilhas e ilhéus. Através do estatuto de proteção total são resguardados os ecossistemas de toda a área terrestre e toda a área marinha adjacente, localizada a sul da Ponta da Doca a Oeste e da Ponta da Fajã Grande a este. Toda a área marinha adjacente, a norte dos locais anteriormente mencionados integra uma área de proteção parcial.
As Ilhas Desertas são de origem vulcânica, formaram-se há cerca de 3,5 milhões de anos, e fazem parte do mesmo edifício vulcânico que deu origem à Ilha da Madeira. Este facto é corroborado pela isóbata dos 100 metros, que quase liga a Ponta de São Lourenço às Ilhas Desertas. Outrora formaram uma única ilha resultante de um só vulcão. Depois de cessada a actividade vulcânica, a erosão e o clima levaram à formação do seu actual aspecto.
Possuem uma extensa faixa litoral (cerca de 37700m) quase toda muito rochosa, formada por escarpas muito inclinadas e quase a pique, o que as torna praticamente inacessíveis. Ao longo da costa existem várias grutas e praias de areia e/ou calhau rolado.
Na sua constituição geológica predominam as cinzas de cor avermelhadas e amarelada, que em geral formam camadas mais ou menos definidas e são atravessadas, em muitos locais, por filões de basaltos.
A Deserta Grande - é a maior das três, com 11.700 m de comprimento e 1.900 m de largura máxima. Atinge a maior altitude aos 479 m na zona central da ilha apresentando em geral encostas elevadas e íngremes. É nesta ilha que se encontra a estação do serviço do Parque Natural da Madeira, mais precisamente na Fajã da Doca. Esta fajã, localizada a Oeste, juntamente com a do lado inverso, a Fajã Grande, formou-se a partir de um desabamento de terras que ocorreu em 1894. A restinga, originada pela derrocada, transformou a baía da Doca num excelente porto natural que é o ancoradouro oficial da Reserva.
No topo da deserta grande pode-se encontrar outros fenómenos geológicos que comprovam a existência de uma grande actividade vulcânica, tais como os “Cones de Escórias”, pequenas chaminés formadas pela erupção de magmas de baixa viscosidade e projecção de cinzas e poeiras vulcânicas, atingindo pequenas alturas entre os 3 e os 8 metros em relação ao solo e mais tarde apelidadas de “Castelinhos”. Noutros pontos da ilha também é possível verificar que o Magma expelido continha também uma elevada percentagem em “Sílica” (superior a 65%) chamada de “Lava Félsica” ou 'ácida' e tinha a tendência de ser muito viscosa (pouco fluida) e por isso solidificava rapidamente, fazendo com que a sua chaminé vulcânica ficasse obstruída. Ao solidificar dava origem a formas arredondadas que ainda hoje são possíveis de encontrar, são as denominadas “Bombas”.
No local das coordenadas é possível também observar um enorme paredão com um tipo particular de estrutura conhecida por disjunção colunar, os Filões de Basaltos, rochas fundidas em profundidade (magma), sobre elevada pressão, que devido á sua fluidez, penetraram forçosamente em todas as fissuras á sua volta formando-se em direcções e inclinações variadas que depois de solidificada transformou-se em camadas de rocha frequentemente distintas das outras envolventes, originando os mesmos.
A fim de poder efectuar o seu log nesta Earth Cache, terá de responder aproximádamente, ás questões abaixo expostas, e fazer o dowload de uma foto sua no local(opcional), com o GPS na mão, ou a bordo da embarcação que utilizou para aqui chegar com as ilhas como fundo de foto.
1 – Qual a medida da Batimétrica que faz a delimitação do Parque Natural das Desertas?
2 – Em que período teve inicio a formação destas ilhas, tendo em conta a sua formação vulcânica?
3 – No local de desembarque, descreva toda a área circundante, tendo em conta a sua formação, bem como a composição dos materiais que a compõem.
4 – Após ter feito o desembarque, procure um “Tufo” bem como as “Escórias Vulcânicas” e descreva por palavras suas a sua textura e cor predominante.
5 – Estas Ilhas têm o interesse comunitário para o Habitat de diversas Espécies, após uma curta, mas atenta visita á ilha, descreva pelo menos dois desses habitats, bem como o tipo de formação dos mesmos.
6 – No local exacto das coordenadas, virado de frente para o paredão dos Filões de Basalto, encontra uma pedra de dimensões consideráveis, diga exactamente a inscrição nela gravada.
Após chegar á conclusão destas questões, envie-as por email para o owner e aguarde a respectiva autorização para poder efectuar o log.
|