Skip to content

Jogos da Primavera - Comemoração dos 90 anos CNE Traditional Geocache

This cache has been archived.

Dipe Explorers: Depois de ponderarmos sobre o futuro desta cache, chegámos à conclusão que já não faz sentido manter-la.

Primeiro porque o container inicial com todos os brindes que fora generosamente oferecidos para enriquecer esta cache foram sendo levados sem nunca serem colocados outros objetos em troca.

Não se respeitam mais as regras do geocaching nem da boa educação, para aqueles que a "roubaram" duas vezes em menos de um ano.
Por este motivo esta cache vai ser arquivada.

Obrigado e continuação de boas "cachadas"

More
Hidden : 04/14/2013
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
2.5 out of 5

Size: Size:   regular (regular)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


 

O Escutismo foi fundado por Lord Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907. É um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário, sem fins lucrativos. A sua proposta é o desenvolvimento pessoal do jovem, através de um método que prioriza a honra, baseado na Promessa e na Lei escutista, e através da prática do aprender fazendo, da vida ao ar livre e do trabalho em equipa. Este método faz com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornando-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.

O Corpo Nacional de Escutas - Escutismo Católico Português (CNE) é a maior Organização de Juventude de Portugal é uma associação que se afirma como um movimento da Igreja Católica. O CNE faz no dia 27 de Maio de 2013, 90 anos de existência, isto é, 90 anos a educar para a vida. Este é o lema das comemorações que iniciaram no final do XXII ACANAC (acampamento nacional) e só vão terminar no final do Ano de 2013.
 

Com o lançamento de uma cache no dia dos Jogos da Primavera a região de escuteiros de Setúbal, comemora assim também os 90 anos do Escutismo em Portugal.

Na região de Setúbal é tradição já há vários anos celebrar-se o dia de São Jorge,  o patrono mundial do escutismo, através da participação na atividade conhecida como Jogos da Primavera.

Este dia costuma ser comemorado em Abril e numa das freguesias da região, que reúne todos os agrupamentos escuteiros, que desejem participar, com vários jogos e atividades.

As comemorações iniciam-se com uma Eucaristia, seguindo-se de atividades para os quatro grupos etários, das diferentes secções escutistas.

É um importante dia de atividades dedicado aos jovens escutas de toda a região, que ocorre todos os anos. Os jogos marcam a competição saudável entre os agrupamentos da região, estimulando a criatividade e a interação entre escuteiros.

A primeira edição dos jogos da Primavera foi em Abril de 1974 na cidade de Setúbal. Nesta altura ainda não se chamavam Jogos da Primavera mas comemorou-se o dia do Escuta.

Nas edições seguintes, a primeira no 4 de Abril de 1976 e a segunda no dia 24 Abril de 1977, comemorou-se o dia do Patrono Mundial do Escutismo com “A Grande Festa da Primavera”. 

Só a 23 Abril de 1978, na 4ª edição é que se passaram a chamar oficialmente de “Jogos da Primavera”.

Este ano, a freguesia escolhida para a celebração da edição de 2013 dos jogos da Primavera, foi o Montijo.
 


 

A cache encontra-se no local onde ocorreram estes jogos. Foi pedido aos agrupamentos de escuteiros que pretendessem contribuir para esta cache tradicional, que trouxessem pequenos “tesouros” dos seus agrupamentos/freguesias para aqui colocarem.

Pedimos agora que na visita a esta cache contribuam para a contínua troca de pequenos “tesouros”.

Procurámos dar a esta cache um toque “escutista” e esperemos que gostem.

 

Additional Hints (No hints available.)