Skip to content

Trezoi 2 - De baixo a cima! Multi-Cache

Hidden : 04/27/2013
Difficulty:
1 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   small (small)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Related Web Page

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:

Pequena multicache para dar a conhecer mais um pouco de Trezoi, uma pequena aldeia do Concelho de Mortágua.

Conhecer Trezoi é conhecer uma pequena aldeia do concelho de Mortágua, que tem na "Ponte do Comboio" o cartão de visita para quem chega pela primeira vez....
 
Trezoi

Área: 16,7 Km2

Densidade Populacional (Hab/Km2) em 2001: 29,6
Total da População Residente em 2001: 495
Total da População Residente em 1991: 550
N.º total de Famílias Clássicas Residentes 2001: 189
N.º total de Famílias Clássicas Residentes 1991: 190
N.º total de Alojamentos Familiares 2001: 263
N.º total de Alojamentos Familiares 1991: 232

Estrutura Etária da População Residente
População Residente 0-14 anos em 2001: 54 (10,9%)
População Residente 15-24 em 2001: 67(13,5%)
População Residente 25-64 em 2001: 252 (50,9%)
População Residente 65 + em 2001: 122 (24,6%)

A história de Trezoi passa pela ocupação dos mouros. Por muitas das terras da região foram travadas rijas contendas com os mouros. A própria toponímia revela que Trezoi deriva de “Trezô“ que quer dizer “três mouros” - os senhores deste grande vale, onde se situa Trezoi.

A freguesia de Trezoi dependeu primitivamente do mosteiro da Vacariça. A comprovar tal facto está o inventário do mosteiro da Vacariça, datado de 1064 e organizado após a conquista de Coimbra aos Mouros. Para além do nome de Santa Cristina aparece o nome de Trezoi, “Monasterium de Trasoi quod fuit de abba trasoi”. Um abade de Trezoi fundou um mosteiro antes de 1064 e tê-lo-á doado ao mosteiro da Vacariça no séc. XI.
O mosteiro da Vacariça é extinto e os seus bens revertem para a Sé Episcopal de Coimbra. Nesta altura o mosteiro de Trezoi está despovoado, mas um documento datado de 1098 refere que um grupo de pessoas, talvez clérigos, terá se deslocado a Coimbra, junto do Bispo Crescónio, a pedir-lhe o mosteiro para repovoar, “Trasoi Venissemus ad episcopum dommum cresconium petere monasterium quod dicitur Trasoi”, declarando que este pertencia ao mosteiro da Vacariça.
Aquando da extinção do mosteiro da Vacariça, ao Bispo de Coimbra passou a pertencer o domínio directo dos terrenos, o direito de aforá-los, a autoridade plena, civil, religiosa e em certos casos até judiciária, sobre os arrendatários, bem como uma renda anual que representava uma décima parte das colheitas.
Nos finais do séc. XVI, inícios do séc. XVII, já não existia, sabe-se simplesmente a sua localização, local da actual Igreja Paroquial.
Segundo o Dr. Assis e Santos, no livro “O pelourinho”, a freguesia de Trezoi conservou-se pacificamente sob o senhorio dos Bispos de Coimbra, durante setecentos e quarenta e um anos, sendo os seus lavradores excelentes servidores.

E porque a freguesia de Trezoi é vizinha do Bussaco, não podemos esquecer uma grande etapa da nossa história, as invasões Francesas, mais propriamente a terceira, travada a 27 de Setembro de 1810 que opôs as tropas francesas e as tropas anglo-lusas, comandadas respectivamente pelos generais Massena e Wellington, em que algumas das localidades desta freguesia foram fulcrais nos movimentos estratégicos dos dois exércitos.
O general Massena em Julho de 1810 toma a Ciudad Rodrigo e passa a fronteira portuguesa. Encontra alguma resistência nas margens do Côa, mas a sua marcha com 64.000 franceses prossegue e em 21 de Setembro avança sobre Santa Comba Dão.
Mortágua desempenhava um papel preponderante, pela sua posição estratégica, que divergia em três direcções: a estrada de ligação com Lisboa, a estrada real; para o litoral, mais propriamente para a Figueira, a estrada da Moira; para Norte, a estrada dos Almocreves.
A 26 de Setembro, o exército francês, dirigindo-se pela estrada da Moira, reuniu-se, na base da serra do Bussaco, onde as tropas anglo-lusas no alto da serra, com um efectivo de 53.000 homens as aguardavam, estrategicamente colocadas.

Trezoi é uma das freguesias do concelho que é atravessada pela Linha da Beira Alta e é a primeira que o comboio encontra no percurso que segue assim que entra no concelho de Mortágua. Inaugurada em 1882, a linha da Beira Alta passa por cima da localidade de Trezoi, por uma ponte férrea originalmente  projectada por Gustave Eiffel, mas que na década de 50 foi substituída por outra mais resistente, capaz de suportar os comboios que cada vez tinham maior tonelagem.

Trezoi é uma das mais pequenas freguesias do concelho e segundo a tipologia de áreas urbanas é classificada como área predominantemente rural.
Ao fazermos a análise da evolução da natalidade entre 1991 e 2001 verificamos que houve um forte decréscimo do número de crianças na freguesia, levando há existência de um único estabelecimento de ensino Primário e EPEI (Ensino Pré-Escolar Itinerante) na freguesia.

Constituída por 7 localidades, tem na exploração florestal a sua principal actividade económica.

Trezoi, é sede de freguesia com o mesmo nome, teve também aí situadas tropas anglo-lusas que tentavam barrar o acesso dos franceses.
Localidade com cerca de 85 habitantes, tem na imponente ponte de caminho de ferro da linha da Beira Alta sobre o telhado das suas habitações, o cartão de visita da aldeia.

Destaca-se da freguesia de Trezoi:

- a vasta mancha florestal que envolve a generalidade das suas aldeias;
- a melhoria da qualidade de vida da população residente na freguesia ao nível das infra-estruturas básicas (rede viária, caminhos florestais, abastecimento de água e saneamento);
- o seu património histórico - cultural ligado às invasões napoleónicas.



 
A Cache:
 
Esta pequena e simples Multi-cache tem a intenção de levar o geocacher a conhecer trezoi, partindo da parte mais baixa da aldeia para a mais alta, onde se pode ter uma vista privilegiada sobre a aldeia e a sua ponte de comboio.
 
Ponto Inicial:
- As coordenadas iniciais levam a um pequeno Parque de lazer, onde existe uma placa com a data de inauguração. A soma de todos os algarismos dessa placa vai ser  “A”.
 
Ponto Intermédio:
- Para este ponto, devem dirigir-se a:
            N 40º 23.(735+A)
            W  8º 20.(295-A)
Aqui vão encontrar uma placa identificativa do edifício. “B” será o numero de letras existentes na placa.
 
Ponto Final – Container:
- Para encontrar o container, devem dirigir-se a:
            N 40º 23.(829+B)
            W  8º 20.(179-B)
 
A aldeia é muito sossegada, por isso não é recomendável fazer esta cache de noite, ou poderão alarmar os habitantes, e também porque de noite a vista não é comparável…
A cache é um “contentor” pequeno, no entanto permite troca de pequenos objectos. Por favor, fechem bem depois de logar, ou poderá perder-se o conteúdo do container irremediavelmente… Devem levar material de escrita.
 
Boas cachadas, boa visita a Trezoi, e divirtam-se!

Additional Hints (Decrypt)

Ab pnagb...

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)