Skip to content

<

B.V. da Feira - Fire Department/Bombeiros

A cache by tiagosgd > xptopt Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 06/25/2013
Difficulty:
4 out of 5
Terrain:
4 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:



o enigma

A nossa vida é feita de decisões. Quando temos uma decisão, um objetivo, a vida torna-se mais clara para nós.

O problema é que estamos muito habituados à vida fácil, à vida cómoda, ao fast-food, aos subsídios. Resistimos à mudança, ora porque dá trabalho, ou porque não acreditamos nas nossas capacidades ou porque temos medo. O medo é algo que está enfiado na nossa cabeça. Ele não existe. Temos medo do futuro, sofremos com a ansiedade do futuro. 4lguém me pode dizer se vai estar vivo amanhã? De que serve essa angustia? Calma. A vida é hoje. Não é ontem nem amanhã. É hoje. Só hoje. É claro que convém termos alguma coisa para o futuro (como uns trocos para comida, para o lar...), mas sem sofrer por isso. Há quem sofra também com o passado. 0 que ganha com isso? Depressões, doenças, tristeza? Tenho a certeza absoluta que é muito melhor aprender com o passado para viver o presente a 142%. E, se amanhã cá estivermos, o futuro será 143% e a subir. 5im, o bom que somos hoje, amanhã tem de ser ótimo e depois mais do que ótimo. Eu tenho a certeza, e a vida tem-me mostrado isso, que nós não somos o nosso melhor. Nós podemos fazer muito melhor do que o melhor que fizemos hoje! E os nossos defeitos? 5ão grandes oportunidades de melhoria! Repara que tudo na vida serve para sermos melhores: foram precisos 3 grandes incêndios urbanos (1914, 1918 e 1920) para que se arrancasse com a fundação da Associação Humanitária dos 8ombeiros Voluntários da Feira (1921)! Por vezes, precisamos de uns abanões para reagir e avançar... ou precisamos de estar mais atentos aos sinais e avançar sem medo! (a primeira tentativa de fundação foi em 1845)

Por exemplo, o senhor Vasco da Gama podia ter medo do Adamastor & Companhia. Podia ter medo das tempestades ou medo de morrer à fome no meio do oceano. Se assim tivesse sido, hoje nem o conheceríamos. Ele arriscou, venceu o medo. E trouxe-nos a India yes

Provavelmente ele não sabia, mas ele era o resultado de uma louca corrida. Ele era o filho dos melhores, dos mais fortes. Em 300 milhões de espermato2óides, só um (o melhor) chegou ao fim e deu origem ao Vasco da Gama - o melhor. Tal como tu mesmo! Tu és o melhor dos melhores. És único. És especial. És o melhor. Com mais ou menos caches, com mais ou menos FTF ou DNF, és tu. E, 5ó por seres tu, és extraordinário!

Não desistes até teres o que queres. Se a cache está lá, tu procuras até ela aparecer. Não páras! Tu sabes que consegues; o GPS não engana. A cache está. Procuras. E encontras. Se outros conseguiram, tu também consegues. O que te pode impedir? Nada! A8re os olhos! Elas aparecem sempre. Às vezes no geocheck até há imagem spoiler que ajuda a encontrar!

Se a cache está no topo de uma árvore (GC3MPC1) tu vais. Arranjas forma de subir.

Se está no topo de uma alta chaminé (GC37Q5V) tu vais. Ela espera por ti. Sobes, nem que seja precisa uma escada, como na GC2YTR0 ou GC4BEQC.

Se está no fundo do oceano (GC1VYMT) também vais. Nada é impossível.

Se outros conseguiram... tu também cons3gues!

Não percas tempo a pensar que não podes, que é complicado, que tens medo, que tens vertigens, que és alérgico à água...

Na vida, os vencedores são aqueles que tomam decisões e não demoram a tomar a decisão.

Ok, às vezes as coisas não correm como planeámos. Sim, é verdade que a vida é como um semáforo: por vezes está verde, outras ve2es intermitente e outras vermelho. Se as coisas estão a ir mal, sinal vermelho. Mas... já está a chegar o verde! É só preciso um pouquinho de paciência! Quando vier o verde, acelera, aproveita, vive! E há o amarelo, a pedir prudência, avança com cuidado... Não é assim a vida? Estejamos mais atentos às cores, e podemos mudar muito!

Neste momento quero dar-te os parabéns por estares a ler este pequenino texto que preparei para ti. Estamos a falar de uma cache enigma, cujas coordenadas conseguirás encontrar comodamente no teu sofá. Entretanto, continua a ler e a pensar no que estás a ler. Por vezes, a cache é o menos importante. Quantas paisagens deslumbrantes já encontraste na tua vida, graças a um tupperware de geocaching? Quantas aldeias abandonas, perdidas no meio da serra? Quantas pessoas fantásticas já encontraste num evento? E o espírito de grupo que reencontraste? Os novos amigos?

Mas, de certeza, que há alguém que diz que o que estás a fazer é estupido. Que perdes muito tempo. Que não ganhas nada. Ou alguém que te diz que nunca encontras as caches, que és um falhado, que nunca vais chegar ao milestone das 500 ou sei lá.

O mesmo fora do geocaching... 'tu não vales nada', 'o teu pai já era fraco como tu', 'não tens queda para a matemática, nem ninguém na tua família', 'estás a estudar para quê? depois vais para o desemprego' etc etc. Há quem acredite naquilo que os outros lhes dizem. Quem perde?

Há pessoas que têm a certeza, que acreditam que na5ceram para triunfar. E vivem como tal.

E há outros que têm a certeza que nasceram para sofrer a vida toda. E vivem como tal.

O que acontece é que o cérebro quer ser congruente. Se está sempre a ouvir-te dizer que não vales nada, que nunca vais conseguir nada, que és um fraco, que não tens sorte... é óbvio que assim vai ser. O inconsciente do teu cérebro atua de acordo com o que pensas!

'Eu mereço encontrar', 'eu sou capaz de encontrar a cache 5/5', 'foi um DNF, mas eu não sou fraco!' Falamos connosco mesmos cerca de 14 horas por dia. Se o discurso que usamos connosco for negativo, a nossa vida vai ser, automaticamente, negativa. Lembra-te que o cérebro quer ser congruente!

Queres ter uma vida mais feliz? Com mais sentido? Uma vida diferente?! Toma a decisão, de uma vez por todas, daquilo que queres. Depoi5 toma iniciativas de acordo com os resultados que pretendes. Não é fácil?

Só não podes ter medo!

Eu costumo acordar a cantar (só o faço porque estou sozinho e não há o risco de ser ouvido, eheheh). Depois meto uma música que tenho por aqui e agradeço a vida que tenho, agradeço ao corpo o extraordinário trabalho que fez enquanto eu descansava (o bater do coração, a respiração, os sonhos...), agradeço os primeiros raios de sol que me despertam, 0 silêncio à minha volta... faço isto todos os dias pelas 5:45 da manhã. Depois dou uma caminhada, um pouco de exercício... Começo bem o dia e acabo bem o dia. É automático! Tendo dias boas, tenho boas semanas, bons meses, bons anos... e uma super vida!

Epá, é tão fácil! Há quem precise de usar roupa de marca, carros topo de gama, ter o último telemóvel. Há quem precise de dizer 'eu sou um coitadinho'. E há aqueles que são felizes por aquilo que são.

Agora que tens as coordenadas, desafio-te a ir até ao local. A cache está onde pensas que está.

Por fim, um agradecimento aos Bombeiros da Feira pela colaboração na realização desta cache e pela ajuda a encontrar um esconderijo. Boa cachada!

a cache

A cache foi colocada dentro do espaço dos Bombeiros da Feira com autorização da Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Santa Maria da Feira. Leiam bem o enigma para não chegarem desprevenidos ao local.

Additional Hints (Decrypt)

Nhkvyvb ab crevtb.

B pbagnvare aãb fnv qb fígvb.

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)