A Linha do Dão, antiga linha ferroviária entre Santa Comba Dão e Viseu, desactivada em 1988, foi transformada em 2011 na lindíssima Ecopista do Dão. Com 49 km é a Ecopista mais comprida de Portugal e talvez também a mais bonita.
A parte inicial desta ciclovia, começando a partir de Santa Comba Dão, situa-se nas margens do rio Dão e o seu afluente, o rio Pavia. Cada curva no rio significa uma curva na Ecopista e vistas magnificas no meio da natureza.
Mais à frente a Ecopista afasta-se do rio, mas a paisagem continua a ser muito bonita, com muitos sobreiros, castanheiros e carvalhos, mas também algumas vinhas, campos cultivados e aldeias, e mais longe, vistas sobre a Serra do Caramulo a norte, e sobre a Serra da Estrela a sul.
É fácil de percorrer de bicicleta ou a pé, pois não tem subidas significativas e tem um pavimento firme, cimentado, liso e confortável, que é pintado azul no concelho de Santa Comba Dão, verde em Todela e vermelho em Viseu.
Dado o seu cumprimento, o excelente pavimento e o facto de não encontrar transito motorizado, esta ecopista é também ideal para treinar para, por exemplo, a maratona.
A ponte da Insua, sobre o Rio Dinha é uma das muitas pontes ferroviárias que foram recuperadas e que atualmente estão integradas na Ecopista do Dão. Dela avista-se grande parte da cidade de Tondela, e varzea da Insua na sua totalidade, banhada pelas águas tranquilas do Rio Dinha.
A cache: trata-de um contentor metálico, com material de escrita e alguns itens para troca.
|