Skip to Content

This cache has been archived.

btreviewer: Passou tempo suficiente sobre a data do evento e é altura de o arquivar de forma a que não apareça desnecessariamente nas procuras efectuadas na zona.

Recordamos que os eventos devem ser arquivados pelos organizadores 30 dias depois da sua data ou quando todos os registos estejam efectuados.

[b] btreviewer [/b]
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

[url=http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=77][i][b]Work with the reviewer, not against him.[/b][/i][/url]

More
<

Let's Talk About Earthcaching...again!-Sist.Solar

A cache by clcortez & CCVEstremoz Send Message to Owner Message this owner
Hidden : Sunday, 16 June 2013
Difficulty:
2 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size: not chosen (not chosen)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


 

Let´s Talk About Earthcaching...again! - A Terra e o Sistema Solar

*Visita guiada às Exposições do CCV

* Saída de Campo "Sistema Solar à Escala de Estremoz"

 

Domingo, dia 16 às 10h 

  

O Centro de Ciência Viva de Estremoz vem convidar todos os geocachers a participar num fim de semana cheio de actividades sobre Geologia, Earthcaching e Geocaching!

Depois da 1ª edição do Recantos Geológicos em Estremoz - Let's Talk About...Earthcaching! em Outubro de 2012 que foi do agrado de todos os presentes queremos voltar a repetir um programa com a duração de um fim de semana cheio de actividades.

Pertendemos dar a conhecer aos geocachers as maravilhas da Geologia e de que forma esta está presente no nosso dia a dia, e de que modo podemos aproveitar estes conhecimentos para criar ou encontrar Earthcaches.

O evento é aberto a todos os que queiram aparecer, e tem a duração total de um fim de semana, sendo que as actividades programadas requerem uma inscrição prévia e têm um custo associado. A todos os inscritos nas actividades será fornecido um Passe que permite o acesso à totalidade das mesmas. Para mais informações consultem o fim da página.

Paralelamente a este evento global decorrerão vários eventos-satélite para os que queiram apenas participar em alguma(s) actividade(s) específica(s). Consulte o Programa abaixo.

Este evento ("Visita guiada às Exposições" a Saída de Campo "Sistema Solar à Escala de Estremoz") é um deles, que se irá realizar nas instalações do CCV e também haverá um passeio pelo concelho de Estremoz onde está instalado o maior Sistema Solar à Escala do país e um dos maiores do mundo.

Caso ainda não o tenha feito, pedimos-lhe que preencha o Formulário de Inscrição com o link abaixo de forma a organizar toda a logística necessária para este Evento. Adicionalmente pode indicar no seu log de Will Attend informações que ache pretinentes ou a informação que indicou no Formulário.

Formulário de Inscrição: clique aqui

 

Let's Talk About...Earthcaching!

O objectivo deste fim de semana será acima de tudo falar sobre Geologia, e por inerência, Earthcaching, mas não só. Vamos ter um leque de actividades composto por Workshops, Passeios a pé, Observação de astros, pic-nic, Visita guiada ao CCV, entre outros, sempre acompanhados por especialistas do CCV e não só. Uma oportunidade única para tirar todas as dúvidas e aprender coisas novas sobre Ciência, especialmente Geologia, Paleontologia, Astronomia e muito mais. Consulte o programa abaixo para mais informações.



Programa Geral

O Evento principal durará todo o fim de semana, e terá um programa completo ao longo do tempo. Não faltam motivos de interesse para se deslocarem até Estremoz!:)

Para logar o(s) evento(s) basta estar presente em qualquer uma das actividades, mas gostaríamos que estivesse presente no máximo de actividades possível!

 

O programa do evento é o seguinte:

Dia 1 - Sábado, 15 de Junho

10:00 – Recepção aos participantes no Centro de Ciência Viva e Check-in

 

10:30 | 11:30 – “ A Rota das Pedreiras” | Conferência (Introdução à Geologia Regional)

 

11:30 | 12:00 – Pausa para café

 

12:00 | 13:00 – “Porque estão os Castelos onde estão?” | Saída de campo (Sujeito às condições climatéricas)

 

13:30 | 14:30 – Almoço no Restaurante “ Regional”. (Opcional, requer inscrição prévia, mais informações aqui)

 

15:00 | 19:00 – Pela Rota das Pedreiras | Saída de Campo

 

20:00 | 21:30 – Jantar no Restaurante “ Regional”. (Opcional, requer inscrição prévia, mais informações aqui)

 

22:00 | 01:00 – Observação do céu no Alentejo: O Observatório Astronómico da Ribeira Grande, Monte das Estrelas, Fronteira

                            (Sujeito a alterações) Nota: A deslocação até fronteira é realizada em viatura própria.

 

 

01:00 - Regresso ao CCV e alojamento

 

Dia 2 - Domingo, 16 de Junho

10:00 | 11:30 –Terra um Planeta Dinâmico” | Exposição

 

11:30 | 12:00 – Pausa para café 

 

12:00 | 12:30 – “% Ver o Presente” | Exposição

 

12:30 | 13:00 – “Evolução: resposta a um planeta em mudança” | Exposição

 

13:30 | 17:00 – “Sistema Solar à Escala de Estremoz” | Saída de Campo

                           (Com a opção de poder ser feito de bicicleta)

                            Inclui pic-nic no Montado,mais informações aqui).

 

18:00 – Encerramento



Programa detalhado

 Exposições:

"Terra, um Planeta dinâmico"

"% Ver o Presente"

"Evolução: resposta a um planeta em mudança"

Começamos o 2º dia de eventos com a visita às Exposições permanentes e temporários do CCV.

Um sistema chamado Terra. O que o torna tão especial? Como se formou? Como evoluiu? Para onde vai? As respostas a estas questões estão ao seu dispor nestas exposições.

Terra - Um planeta Dinâmico

Perceber a Terra é, em primeiro lugar, compreender como ela se formou e a sua relação com o Universo. Depois… basta perceber de onde vem e como funciona a Energia do nosso Planeta… Tarefa impossível de tão vasta?... Talvez não! E, como não podia deixar de ser, o que é que isto tudo tem a ver com a região onde nos inserimos (Estremoz – Portugal)? Porque há Mármores no Alentejo?

Ver o Presente...

Numa Terra com uma população de quase 7 mil milhões de habitantes (…e que não pára de crescer) não é de estranhar que "milhares de milhões", "teras" ou "gigas" sejam expressões frequentes. Mas, apesar da frequência com que as ouvimos, a sua enorme dimensão leva a que na realidade nos escape quase sempre o seu verdadeiro significado. E, no entanto, quase sempre elas estão associadas a situações relacionadas com a sustentabilidade da nossa Sociedade; a compreensão dos grandes números torna-se pois imprescindível se quisermos tomar consciência dos enormes desafios que se nos colocam actualmente. Mas, quando começamos a perceber o real significado dos números que vamos ouvindo quase sempre ficamos esmagados pelo que eles nos revelam… apenas um exemplo:

  • Se numa refeição todos os portugueses comerem arroz e se deixarem 10 grãos no prato… são 100 milhões de grãos de arroz que vão para o lixo e, como um quilo de arroz são 50 000 grãos isto significa que a cada refeição existem duas toneladas de arroz que são produzidas não para serem comidas mas para irem directamente para o lixo! E quantos de nós não deixamos muito mais? E se o exemplo em vez de ser com Portugal for com a China? E se em vez de grãos de arroz falarmos de telemóveis? E se pensarmos que para produzir um quilo de arroz se utiliza pelo menos 2 000 litros de água (… passamos então a falar de 4 milhões de litros de água!)…

Esta forma de pensar (isto é a realização de contas muito simples) quando aplicada a algumas das notícias que ouvimos diariamente, pode ajudar a ter uma ideia da dimensão do problema que enfrentamos; os exemplos são inúmeros e a dificuldade é apenas na escolha.

Evolução; Resposta a um planeta em mudança

É possível observar uma das mais completas colecções de fósseis (complementada com algumas réplicas) existentes em Portugal, ilustrando a enorme diversidade dos seres vivos que já habitaram e habitam o nosso planeta. Esta visita permite explorar alguns dos mecanismos que aos seres vivos ultrapassar as várias barreiras resultantes das profundas alterações do meio ambiente; a conquista do ar e a visão são apenas alguns dos exemplos que estarão retratados na exposição.

A vista integral às três exposições dura cerca de 3h, sendo que a ordem da visita dependerá do número de inscritos para a mesma.

Mais uma vez, é necessário ser portador do Passe do Evento, não se esqueça (pode obte-lo no local durante o evento).

Para o logar o evento basta que esteja presente durante o mesmo e que assine o logbook.

Aqui ficam algumas imagens do Evento do ano passado (1ª Edição):

Parece que andava por lá um Tyranossauro Paisagisticus.. ;)

Depois é hora de seguir para a terceira Saída de Campo do fim de semana, e é obrigatório levar pic-nic, ou o que vai ser fornecido pelo CCV, ou cada um trata do seu, pois vamos fazer um pic-nic durante o passeio pelo Sistema Solar (sabemos que tem muitos milhões de quilómetros, por isso deve demorar..):

 

 Saída de Campo "Sistema Solar à Escala de Estremoz"

E para a tarde do 2º dia de eventos temos a Saída de Campo para visitar o Sistema Solar à Escala de Estremoz. O ponto de partida é nas coordenadas do evento, mas pode juntar-se a nós mais tarde, basta que contacte a organização ou o Check-in que nos contactará.

Sistema Solar

Quando numa noite límpida olhamos para o céu ficamos com a sensação de um Universo em que o nosso planeta é apenas um de entre uma infinidade de astros. 
Temos então que fazer um esforço para nos lembrarmos de que as distâncias entre eles são enormes e que a nossa sensação é apenas uma ilusão; o Universo é essencialmente formado por vazio. 
-Mas qual a verdadeira dimensão desse vazio? Os números envolvidos são de tal modo grandes que perdem o significado. 
 

A escala utilizada foi escolhida considerando que a representação do Sol teria que ficar instalada no centro da cidade de Estremoz, enquanto que Plutão deveria ficar adjacente ao castelo de Evoramonte. Como a distância entre ambos os locais é de aproximadamente 14,250 km enquanto que a distância real entre o Sol e Plutão é de cerca de 5 900 000 000 de km obtém-se uma escala de 1/414 000 000, o que significa que 1 km medido no concelho equivale a cerca de 414 milhões de km no Universo. Torna-se então fácil calcular todas as dimensões necessárias… 

A visita de estudo ao "Sistema Solar à escala de Estremoz" facilita a compreensão da imensidão do Universo em que vivemos. Vamos lá?

Contamos que este passeio dure 4 a 5h, uma vez que vamos para pelo meio para fazer um pic-nic no meio do Montado. Para o mesmo, devem de optar pelo pic-nic disponibilizado pelo CCV com produtos típicos da região (consultar link para o Formulário de Inscrição) ou em alternativa optar pelo vosso próprio farnel.

Este passeio pode ser feito de duas maneiras: ou de bicicleta (deverá levar a sua ou requisitar uma no CCV(sujeito ao stock existente na altura)) ou a pé e de carro.

Na opção de fazer a pé e de carro, faremos os primeiros 4 planetas a pé (caminhada de cerca de 2km) pelas ruas interiores da muralha da cidade, voltaremos ao parque de estacionamento em frente ao CCV e seguiremos depois de carro para visitar os restantes planetas. Pelo caminho teremos oportunidade de visitar alguns locais típicos desta região alentejana, como o Montado ou as Pedreiras, assim como uma biodiversidade ímpar. No percurso de cerca de 70km teremos oportunidade de parar em locais onde existem caches que poderão aproveitar para fazer.

Em alternativa este percurso pode ser feito em parte de bicicleta. Se houverem inscrições suficientes para o fazer, haverá um grupo que fará os 8 primeiros planetas de bicicleta paralelamente a quem o fizer a pé e de carro. Recomendamos a quem possa que o faça desta forma, aliando Geocaching ao BTT, num percurso acessível à maioria e acompanhados também por um monitor. Se optar por esta opção, indique-o na sua incrição e peça-nos o Roadbook deste percurso.

Para a caminhada, devem levar:

- Roupa e calçado adequado

- Máquina fotográfica

- Água

Haverá posteriormente um prémio para as melhores fotos tiradas durante esta caminhada, num concurso a promover entretanto! (a confirmar)

Mais uma vez, é necessário ser portador do Passe do Evento, não se esqueça (pode obte-lo no local durante o evento).

Para o logar o evento basta que esteja presente durante o mesmo e que assine o logbook.

Aqui ficam algumas imagens do Evento do ano passado (1ª Edição):

Há geocachers que fazem caretas mesmo muito feias!... ;)

Depois do passeio é hora de terminar este fim de semana repleto de actividades relacionadas com Geologia, que em conjunto com o Geocaching formam o Earthcaching, e é disso que falamos neste fim de semana. Esperemos que gostem!

 


 Façam o vosso Will Attend o quanto antes de modo a assegurar um lugar neste evento!

Contamos com a vossa presença, Por um Geocaching Melhor!


Informações complementares

Aqui ficam algumas informações complementares ao que já foi indicado acima, e os nossos contactos caso seja necessário.

 

- Check-in

 O Check-in é obrigatório (é aí que pode adquirir o Passe do Evento) e está localizado na recepção do Centro de Ciência Viva (coordenadas do Evento). Está aberto das 10h às 18h, no Sábado e no Domingo. Deve fazer o check-in assim que chegar, seja qual for a actividade (ou actividades) em que vai participar.

 

- Passe do Evento (Inclui a inscrição em todas as actividades acima descritas)

 

Ao efectuar o check-in quando da sua chegada ao Centro de Ciência Viva, ser-lhe-á entregue um Passe que lhe dará acesso a todas as actividades do fim de semana sem mais preocupações ou custos, excepto as refeições e alojamento.

Este passe cobre os custos de acesso aos vários locais que vamos visitar, sendo que por uma questão de logísitica é mais fácil tratar do mesmo logo que chegue ao CCV.

O Passe é obrigatório para participar em qualquer uma das actividades programadas, mesmo que vá só a uma ou parte delas.

 

O Passe tem o seguinte custo:

- € 10 / adulto

- € 5 / jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos

- Gratuito para crianças com idade inferior a 12 anos

 

Compensa portanto participar no maior número de actividades, visto que por exemplo se comprasse o bilhete em separado e fora do evento  para visitar as exposições pagaria quase este valor, e aqui tem acesso a todas as actividades.

 

 

- Eventos-satélite

 

Paralelamente ao Evento principal irão decorrer em simultâneo 6 eventos-satélite nas actividades programadas, de modo a que quem quiser possa logar os eventos onde esteve presente para além do Evento principal.

Para logar esses eventos basta que esteja presente no início do mesmo e que assine o logbook, não sendo necessário participar na actividade referida. No entanto, aconselhamos a que o faça para que possa desfrutar do mesmo.

Os eventos são os seguintes:

 

- Event Cache Let's Talk About Earthcaching...again! - Estremoz

-  Let's Talk About Earthcaching...again!-Introdução

-  Let's Talk About Earthcaching...again!-Rota Pedr.

-  Let's Talk About Earthcaching...again!-Astronomia

-  Let's Talk About Earthcaching...again!-Sist.Solar

 

 

- Logbook

 

O logbook é um único para todos os eventos, e irá acompanhar-nos ao longo das actividades. Ao início de cada uma delas passamos o mesmo para que todos possam logar.

 

 

- Contactos
 

Para qualquer questão ou esclarecimento contacte os organizadores:

 

- Cláudio Cortez: claudiocortez78@gmail.com

- Raquel Sousa: fsousa@estremoz.cienciaviva.pt

 

 

- Como chegar:

 

Para chegar a Estremoz da forma mais rápida, pode optar pela A6, que tem uma saída a cerca de 2km do Evento. Se vier do Sul antes da A6 opte pela A2, se vier do Centro vá ou pela Ponte Vasco da Gama, A12, A2 e depois A6, se vier do Norte Litoral opte pela A1, A13 e depois a A6.

Se quiser optar pelo caminho mais económico, se vier do Sul opte pelo IP2 e depois pela N18, se vier do Centro ou Norte Litoral opte pelas pontes Vasco da gama ou de Vila Franca, siga pelas N4 ou N10 até Pegões, e daí até Estremoz pela N4, se vir do Norte Interior opte pelo IP2.

São cerca de 2h de viagem de Lisboa a Estremoz, em cerca de 170km.

 

 

- Boleias:

 

De forma a optimizar custos e transportes, no Formulário de Inscrição indique se precisa de boleia ou se tem lugares vagos no seu carro para que possamos conciliar ambos os casos e que a viagem fique o mais económica possível a cada um de vós.

 

 

- Informações Gerais
 

Se desejar consultar ou imprimir um ficheiro com as Informações Gerais do Evento pode fazê-lo aqui.

 


 

 

Agora que já leu toda a a informação, ainda tem dúvidas? Vai perder este Evento? Então não perca tempo e faça já a sua inscrição, quer no link abaixo, quer fazendo um log do tipo Will Attend.

 

 

Formulário de Inscrição: clique aqui

 

 


Additional Hints (No hints available.)



 

Find...

10 Logged Visits

Write note 4     Archive 1     Will Attend 1     Attended 3     Publish Listing 1     

View Logbook

**Warning! Spoilers may be included in the descriptions or links.

Current Time:
Last Updated:
Rendered From:Unknown
Coordinates are in the WGS84 datum

Return to the Top of the Page

Reviewer notes

Use this space to describe your geocache location, container, and how it's hidden to your reviewer. If you've made changes, tell the reviewer what changes you made. The more they know, the easier it is for them to publish your geocache. This note will not be visible to the public when your geocache is published.