«Situado na Praça dos Trabalhadores. De cor branca e verde, é um dos mais belos monumentos do tempo colonial. Foi construído em 1910. Uma das suas atracções é a cúpula de bronze coroada com a esfera armilar, símbolo dos descobrimentos. A tradição oral conta que esta teria sido construída pelo famoso Gustavo Eiffel, mas segundo Antonio Sopa, historiador e director do arquivo histórico de Maputo, não há nenhum documento escrito que o confirme. Todas as estruturas de ferro forjado mantêm-se intactas. Lá dentro, em exposição, poderá ver velhas locomotivas do século XIX. O seu estilo é vitoriano.»
In Guia de Moçambique, por Teresa Cotrim e Pedro Ramada Curto, Ed. Caderno, 2011.
De acordo com a Wikipedia, «A Estação de Caminhos de Ferro de Maputo, Moçambique, é um edifício imponente, projectado pelos arquitectos Alfredo Augusto Lisboa de Lima, Mário Veiga e Ferreira da Costa, e construído entre 1913 e 1916. O seu projecto é muitas vezes erradamente atribuído a Gustave Eiffel. Actualmente serve como terminal das linhas dos CFM que ligam a cidade à Suazilândia (Linha de Goba), África do Sul (Linha de Ressano Garcia) e Zimbabué (Linha do Limpopo).
Em 2009, um artigo da Newsweek Magazine coloca a estação de Maputo entre as mais interessantes estações do mundo, e provavelmente a mais bonita de África.»
Já segundo o site dos Caminhos de Ferro de Moçambique, "Hoje, além de simples estação ferroviária de passageiros e mercadorias é também um local de cultura, onde são promovidos vários eventos sociais, bem como, o recém-criado Museu Ferroviário, local onde está exposto o espólio e a história dos Caminhos de Ferro de Moçambique."
A cache não tem material de escrita (levar caneta/lápis). Muita atenção aos muggles. Não é preciso saltar nenhuma vedação para lhe chegar. As coordenadas podem não ser exactas pelo pouco "céu" disponível no local.