Norma Jeane Morenson nasceu em Los Angeles, nos Estados Unidos, no dia 1 de Junho de 1926. Filha de Gladys Pearl Monroe, mãe solteira e com problemas psicológicos, foi criada em orfanatos e em casa de parentes e amigos.Casou a primeira vez aos 16 anos, mas em 1944 o marido entra para a Marinha e vai para o Pacífico Sul. Ela vai trabalhar numa fábrica de munições na Califórnia onde é descoberta por um fotógrafo.Até o momento em que Dougherty retornou em 1946, Monroe teve uma carreira de sucesso como modelo.Foi contratada para alguns papéis pequenos pela Twentieth Century Fox, antes de completar 20 anos. Divorcia-se, adota o nome Marilyn Monroe e tinge o cabelo de louro platinado em preparação para uma carreira de atriz.Mas sua carreira só vai tornar-se reconhecida a partir da década de 1950 e em 1949, sem dinheiro, concordou em posar nua para um calendário. O sucesso foi tão grande que foi a primeira capa da revista Playboy em 1953. Tinha 1,66 m de altura, e as suas medidas eram 94-61-89.
Ganha fama e começa a atrair multidões aos cinemas. Foi assim em "Como Agarrar um Milionário" (1953), "Os Homens Preferem as Loiras" (1953) onde cantou a famosa canção “Diamonds Are a Girl's Best Friend”e "O Pecado Mora ao Lado" (1955). Em Janeiro de 1954, Marilyn casa-se com o ex-jogador de beisebol Joe Di Maggio. Durava apenas 9 meses…os ciúmes e a fama de Marilyn fizeram com que Di Maggio pedisse o divórcio.
Em 1955, ela apareceu em “The Seven Year Itch”, onde se via a famosa cena em que o vestido voava graças ao vento do respiradouro do metro.Marilyn personificou o glamour de Hollywood com incomparável brilho e energia que encantaram o mundo. Apesar da sua beleza deslumbrante, as curvas e lábios carnudos, Marilyn era mais do que um símbolo sexual da década de 50. A sua aparente vulnerabilidade e inocência junto com a sua inata sensualidade, tornaram-na querida no mundo inteiro.
Volta a casar dois anos depois com o dramaturgo Arthur Miller, onde consegue alguma da estabilidade emocional que tanto precisava. No entanto em 1961, após alguns abortos, problemas com álcool e comprimidos, o casal separa-se. Entra numa espiral emocional descendente e durante as filmagens de "Something?s Got to Give", Marilyn foi demitida devido aos constantes atrasos e dificuldade em lembrar-se do texto.
Cansada de constantes papéis de loira burra, quase mudos, Monroe mudou-se para Nova Iorque, onde estudou teatro e fez alguns papéis em filmes de comédia, recuperando a sua fama e credibilidade.

É em 1962 no aniversário do presidente americano John Fitzgerald Kennedy, que faz uma célebre performance do ‘Parabéns a Você’, que reforçava os rumores de ambos terem um relacionamento. Ainda durante este ano começou a filmar “Something's Got to Give”. Mas devido a problemas crescentes de Marilyn Monroe com sedativos e álcool, a filmagem ficou muito complicada de prosseguir. Muitas vezes sentia-se perturbada por causa de tiroteios nas filmagens.
Apesar do seu feitio difícil, de estar constantemente depressiva e de estar dependente de soníferos, nada fazia prever que terminasse com a sua vida tão jovem. No dia 5 de Agosto de 1962, Marilyn foi encontrada morta, na sua casa, ao lado de um frasco de comprimidos para dormir, tinha apenas 36 anos. Da autópsia concluiu-se que tinha sofrido uma overdose – intencional ou acidental?...
“Sou egoísta, impaciente e um pouco insegura. Cometo erros, sou um pouco fora do controle e às vezes difícil de lidar, mas se você não sabe lidar com o meu pior, então com certeza, você não merece o meu melhor!” Marilyn Monroe