Praça de Touros do Cartaxo
A Praça de Touros do Cartaxo foi construída em 12 semanas no ano de 1874 graças à iniciativa de Artur Peres Vilhena Barbosa.
A arena circular tem 96 metros de perímetro e foi construída segundo o modelo de Badajoz.
Possui iluminação e capacidade para receber 5000 espetadores.
Foi através de uma subscrição pública, em que toda a população do Cartaxo, de diferentes escalões sociais, dispôs dos seus bens para a contribuição e benefício da obra da Praça de Touros.
Oficialmente é nela que se encerra a época tauromáquica em Portugal no dia 1 de Novembro (Dia de todos os santos).
O cartaz de inauguração:
Grande e Explendida Função Tauromachica. Inauguração da Praça de Touros da Villa do Cartaxo. Domingo, 23 de Agosto de 1874. Deslumbrante e maravilhosa corrida de 13 touros Puros da Raça apurada, apartados cuidadosamente das excellentes manadas do Il.mo Sr. João Ignacio da Costa, abastado lavrador do concelho do Cartaxo, garantidos pelo seu proprietário. A festa com que é inaugurada a praça, feita por subscrição publica no concelho, será em rudo digna dos notáveis progressos d’este ovo, emminentemente laborioso. Às 4 horas e um quarto da tarde» (…) «amadores Lisbonenses e Ribatejanos, vinde applaudir as sortes ousadas do garboso cavalleiro, vinde pasmar-vos deante da perícia dos elegantes capinhas, vinde victoriar as pegas reaes dos destimidos e valentes cartaxenses. CORREI AO CARTAXO!!!
 |
 |

A Cache:
- Micro;
- Logbook;
- Sem Material Escrita.