Skip to content

<

A Pedreira

A cache by Mendes&Freitas Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 05/24/2013
Difficulty:
2.5 out of 5
Terrain:
2 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


A Ilha mais recente deste arquipélago é a é a ilha da Madeira, tendo emergido durante a transição do Mioceno para o Plioceno, há aproximadamente 5 milhões de anos, apresentando actualmente um relevo menos erosionado que as restantes ilhas.

Desde a sua emersão até agora, podem salientar-se algumas fases relacionadas com o vulcanismo da sua formação, particularmente visíveis em diversos pontos da ilha da Madeira.

O constante vulcanismo, agregado à erosão e a movimentos tectónicos, moldaram as diferentes ilhas do arquipélago no que elas são hoje, dando-lhe a orientação que tem, coincidente com o movimento da placa africana.

Rochas Magmáticas

As rochas magmáticas, rochas ígneas, ou rochas eruptivas (derivado do latim ignis, que significa fogo) são um dos três principais tipos de rocha, sendo as outras, rochas sedimentares e as rochas metamórficas. A formação das rochas magmáticas vêm do resultado da consolidação do magma derretido ou parcialmente derretido. Elas podem ser formadas com ou sem a cristalização. São classificadas como Intrusivas ou extrusivas, consoante são formadas abaixo da superfície, ou bem próximo desta.

Composição Média dos Magmas: SiO2 - 59%; Al2O3 - 15%; Fe2O3 e FeO - 7%; MgO - 3.5%; CaO - 5%, Na2O - 4%; K2O - 3%.

Rochas Magmáticas Intrusivas

As rochas magmáticas intrusivas (conhecidas também como plutônicas ou abissais) são formadas a partir do resfriamento do magma no interior da crosta, nas partes profundas da litosfera, sem contato com a superfície. Elas só apareceram à superfície depois de removido o material sedimentar ou metamórfico que a recobria. Em geral, o arrefecimento é lento e ocorre a cristalização de todos os seus minerais, apresentando então uma textura holocristalina, ou seja, apresenta grande número de cristais observáveis à vista desarmada. Normalmente as rochas plutônicas ou intrusivas apresentam uma estrutura maciça. A sua estrutura mais corrente é granular, isto é, os minerais apresentam-se equidimensionais ligados entre si.

Rochas Magmáticas Extrusivas

As rochas magmáticas extrusivas (conhecidas também como vulcânicas ou efusivas) são formadas a partir do resfriamento do material expelido pelas erupções vulcânicas atuais ou antigas. A consolidação do magma, então, acontece na superfície da crosta ou próximo a ela. O resfriamento é rápido, o que faz a que estas rochas, por vezes, apresentem material vítreo, logo, possuem uma textura vidrosa (vítrea), ou seja, uma textura que não apresenta cristais (a olho nu) ou até mesmo uma textura hemicristalina, isto é, apresenta alguns cristais no seio de uma massa amorfa.

Classificação das Rochas Magmáticas:
- Segundo a percentagem de SiO2

Ácidas - > 66%
Intermediárias
- 52 a 66%
Básicas
- 45 a 52%
Ultrabásicas
- < 45%

- Segundo o grau de cristalinidade

Holocristalina - Rochas constituídas só de material cristalino;
Hipocristalina
- Rochas constituídas predominantemente de material cristalino;
Hipovítrea
- Rochas constituídas predominantemente de material vítreo;
Holovítrea
- Rochas constituídas só de material vítreo.

- Segundo o grau de visibilidade dos cristais

Fanerítica - São constituídas integralmente de material cristalino identificável com a vista desarmada;
Subfanerítica
- São constituídas apenas parcialmente por material cristalino identificável com a vista desarmada;
Afanítica
- Não contém material cristalino identificável com a vista desarmada.

Camadas estruturais de um derrame vulcânico:

A Earthcache

No Ground Zero podes observar a antiga frente de desmonte de uma pedreira onde era extraída este tipo de rocha para diversos fins.

Na frente de desmonte a rocha apresenta essencialmente disjunção planar (lajes) e é atravessada/cortada por filões de atitude subvertical.

Todo o conjunto exibe uma beleza e pormenores estéticos únicos.

Para fazer o log desta earthcache envia-nos as respostas das seguintes perguntas por e-mail:

1. Estima a altura da pedreira e a largura do filão central acastanhado (ver spoiler).
2. Pega numa das rochas que se encontram no chão e classifica-a quanto ao tipo de rocha ígnea, e quanto ao grau de visibilidade dos cristais.
3. Dá dois exemplos do uso deste tipo de pedra no quotidiano.
4. Tira uma foto tua ou do teu nickname mostrando o local ou a paisagem envolvente (Tarefa obrigatória a partir de 23 de Abril de 2020).

Segundo as diretrizes de Janeiro de 2013: Depois de enviar as respostas por e-mail podes efetuar o log e fazer o upload da foto, caso haja algum problema entraremos em contacto contigo. Caso não envies as respostas, ou não faças o upload da foto, o teu log será eliminado.

The Earthcache

At Ground Zero you can observe the old dismantling front of a quarry where this type of rock was extracted for different purposes.

In the front of dismount, the rock presents essentially planar disjunction (slabs) and is crossed/cut by dykes of subvertical attitude.

The whole set exhibits a beauty and unique aesthetic details.

To log this earthcache send us the answers of the following questions by email:

1. Estimate the height of the quarry and the width of the brownish central dyke (see spoiler).
2. Take one of the rocks on the ground and classify it for the type of igneous rock, and the degree of visibility of the crystals.
3. Give two examples of the use of this type of stone in everyday life.
4. Take a photo of yourself or your nickname showing the place or the surrounding landscape (Mandatory task from April 23, 2020).

According to the January 2013 guidelines: After sending the answers by email you can log it, and upload the photo, if there is any problem we will contact you. If you do not send us the answers, or do not upload the photo, your log will be deleted.

Additional Hints (Decrypt)

[PT]: N vasbeznçãb arprffáevn cnen erfcbaqre nythznf qnf crethagnf rapbagen-fr an yvfgvat.
[ENG]: Gur vasbezngvba arrqrq gb nafjre fbzr bs gur dhrfgvbaf sbhaq va gur yvfgvat.

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)