Skip to content

Rio de Couros - Projeto Concelho Ourem V.2 Traditional Geocache

Hidden : 06/10/2013
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Rio de Couros - Projeto Concelho de Ourém

brasao rio de couros

História do Concelho

O nome original deste Concelho foi Abdegas até o século XII. Com a expulsão dos Mouros por Dom Afonso Henriques em 1136, foi alterado para Aurem e finalmente Ourém. Auren era o nome do castelo que, em 1136, D. Afonso Henringues tomou aos mouros. Em 1180 foi concedido o primeiro foral dado por D. Teresa, filha do rei conquistador. O Conde Andeiro, segundo Conde de Ourém, foi o responsável pela assinatura do Tratado de Aliança entre Inglaterra e Portugal, em vigor até aos nossos dias. D. Nuno Álvares Pereira, terceiro Conde de Ourém, foi o homem que em 1385 garantiu a independência de Portugal quando conseguiu uma espectacular vitória na grandiosa Batalha de Aljubarrota. O quarto conde de Ourém, D. Afonso, instalou a sua corte na localidade. Após 1755 e com as Invasões Napoleónicas, a nova localidade, começa a tomar forma no vale que viria a ser a futura sede do concelho, com o nome de Vila Nova de Ourém. Em 1991, passou a ser cidade, com o nome de Ourém.

 

 

 

Alburitel

Atouguia

Casal dos Bernardos

Caxarias

Cercal

Espite

Fátima

Formigais

Freixianda

mapa_freguesias_rio de couros

Bónus

 

 

 

Gondemaria

Matas

Nossa Senhora da Piedade

Nossa Senhora das Misericórdias

Olival

Ribeira do Fárrio

Rio de Couros

Seiça

Urqueira

Aspetos Geográficos:

O concelho de Ourém, do distrito de Santarém, localiza-se na Região do Centro, no Médio Tejo. É limitado a este pelo concelho de Ferreira do Zêzere e Tomar, a sudeste por Torres Novas, a sul por Alcanena, a oeste pelos concelhos de Leiria e Batalha e a norte por Pombal e Alvaiázere.No total, abrange uma área de cerca de 416 km2 e é constituído por 18 freguesias: Alburitel, Atouguia, Casal dos Bernardos, Caxarias, Cercal, Espite, Fátima, Formigais, Freixianda, Gondemaria, Matas, N. Sra. das Misericórdias, N. Sra. daPiedade, Olival, Ribeira de Fárrio, Rio de Couros, Seiça e Urqueira. O natural ou habitante de Ourém denomina-se oureense. O concelho situa-se num morro alto, isolado no meio de planícies e vales, cortada por pequenas ondulações até atingir aSerra de Alvaiázere a sudeste. A sudoeste é limitado pelas serras de Aire e Candeeiros. O concelho encontra-seenvolvido por uma grande área verde face à proximidade do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros.

Freguesia de Rio de Couros

Rio de Couros de nome porque segundo tradição oral, ali terão funcionado oficinas de curtumes! ... Será utilíssimo que esta freguesia se divida, para que assim os fregueses dela sejam melhor servidos no essencial...” foi o argumento usado por D. Álvaro de Alranches, Bispo de Leiria, para a criação da freguesia de Rio de Couros em 1728 ou 1729 por divisão da Freixianda. Pousada no vale superior do Nabão e percorrida por vários afluentes, a freguesia goza de um historial louvável. Façamos uma retrospectiva:
A fertilidade dos campos «conquistou» os Romanos que ali ergueram uma povoação cujos vestígios (pedras tumulares e sarcófago) merecem reconhecimento científico; ali próximo terá existido a vila romana de Rouquel.
D. Dinis ordenou ali a criação de uma feira franca, antes de 1325, sendo esta confirmada em 1367 por D. Fernando. Rio de Couros fora ainda nomeado para Curato de apresentação da Colegiada de Ourém.
Já no séc. XX, durante os anos 40 e 50 o lugar da Fonte da Moura foi palco da exploração de minas de carvão, acolhendo mais de cem trabalhadores. Durante gerações as várias cerâmicas de tradição familiar também garantiram o sustento de muitos. As estas práticas sucederam as fábricas de móveis, as oficinas de automóveis e a construção civil, que se têm prestado a criar postos de trabalho e a promover o aumento demográfico.
Porque as lendas também representam identidade, a padroeira N.ª Sr.ª da Natividade, outrora N.ª Sr.ª de Rio de Couros, associa-se à lenda de que Gaspar Moreira, da Câmara de El Rei D. Sebastião, tendo sido feito prisioneiro dos Mouros por ocasião da Batalha de Alcácer Quibir, invocou a ajuda da Senhora e salvou-se. Esta passagem lê-se num painel da Igreja.
Propõe-se uma viagem pela história da freguesia retratada por marcas físicas e simbólicas, como os sítios arqueológicos de Sandoeira e Rio de Couros, o sarcófago e a torre da antiga Igreja Matriz, ou as ruínas da indústria de carvão, um belo exemplar da arqueologia industrial.

Área Total: 21 km

Nº de Lugares: 13

População Residente Total: 2.136

Nº de Edifícios: 1.299

Ocupação Humana: 8%

Ocupação Florestal: 58%

Ocupação Agrícola: 31%

brasao rio de couros

Pontos de Referencia da Freguesia:

Torre da antiga Igreja Matriz,

Sarcófago,

Lagoa de Rio de Couros

O Projeto:

A Equipa "Os Pintas" constituída por bmps2003, Lenabeu, Smps e Escrapela residentes no concelho decidimos mostrar ao pessoal um pouco mais do concelho ao colocar uma cache por freguesia num ponto de referencia, muito provavelmente desconhecido por muitos.

Em cada cache iram ter que recolher um número que iram usar na formula da cache BONUS para o conteiner final.

Esperemos que gostem do que vos reservamos e que acima de tudo se divirtam.

A Cache:

Esta cache é do tamanho "other", e esta escondida num local paradisiaco, designado de Lagoa do Barreiro , Sejam discretos nas buscas, a sobrevivência desta cache depende da vossa discrição e pedimos ainda que não revelem fotos da cache ou da sua localização, caso sejam encontradas iram ser removidas de imediato.

A Cache contém apenas logbook e deverão levar material de escrita.

rio de couros

DSC02609

 

PRESERVE ESTE LOCAL!!!!

Play     CITO

 

Additional Hints (Decrypt)


Crqenf

PBAGNPGBF:
Oehab nxn ozcf2003 - 912600599
Fhmv nxn Fzcf - 918860482
Ivgbe nxn Rfpencryn - 912411427

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)