Um vale é um acidente geográfico é tipicamente uma área de baixa altitude cercada por áreas mais altas. São geralmente formados pela atividade fluvial, onde a ação da água corrente causa a erosão do terreno.
As águas pluviais tendem a cair por acção da força da gravidade, sendo portadoras de energia equivalente, a qual é aproveitada para realizar trabalho erosivo e transporte.
Nas rochas maciças, esse trabalho erosivo e transporte é mais intenso ao longo dos planos formados pelas redes de diaclases e de fissuras que as dividem em blocos maiores ou menores, visto que aí a circulação das águas de superfície é mais acentuada. Na sequência dessa actividade, estes blocos grosseiramente paralelepipédicos vão-se tornando cada vez mais arredondados e afastados uns dos outros à medida que a parte arenizada vai perdendo coerência, acabando por ser removida pela chuva ou pelas águas de escorrência. Assim, estes maciços originam concentrações residuais bem salientes na topografia, exibindo disjunção em blocos, isto é, grandes e pequenos penedos, no geral arredondados, que mais não são do que a parte restante, não alterada, do conjunto inicial após a erosão dos materiais alterados.
Nas regiões montanhosas, onde a erosão é mais intensa e a camada de alteração é escassa, a paisagem é dominada por vertentes rochosas com rugosidades salientes e irregulares.
Wikipédia, a enciclopédia livre.
|
Cache content / Conteúdo:
· Logook, lápis, stashnot e outros.

Don't forget: "Cache in, trash out"

|