SALGUEIRAL Traditional Geocache
-
Difficulty:
-
-
Terrain:
-
Size:
 (small)
Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions
in our disclaimer.
Reino das Estevas
Em tempos mais recentes, desenvolveu-se uma nova tentativa de captar o interesse dos proprietários agrícolas, particularmente os pequenos agricultores, para a florestação de espécies consideradas mais nobres como Sobreiros, Cerejeiras, Castanheiros e Cedros.
Havendo verbas de fundos comunitários, surgem sempre empreendedores a congregar proprietários para, em conjunto, conseguirem a massa crítica necessária ao projeto de florestação financiado. Prometem-se mundos e fundos e os proprietários aderem. Sob a forma de associação de proprietários, o projeto nasce, desenvolve-se e 15 anos depois conclui-se que:
- as espécies plantadas não eram as indicadas para o tipo de solo/clima e morreram (caso dos sobreiros e castanheiros).
- as plantas utilizadas não tinham o tamanho e qualidade adequados e as que sobreviveram não se desenvolvem (caso dos cedros e cerejeiras)
- as empresas promotoras, depois de receberem as verbas contratadas, desaparecem da circulação.
Ficam os proprietários com terrenos, outrora agricultáveis, agora entregues às plantas de desenvolvimento espontâneo como, neste caso observado, a ESTEVA.
A esteva (Cistus ladanifer) é uma espécie de planta com flores da família Cistaceae. (Nome comum: Esteva; Estêva; Ládano; Lábdano; Roselha; Xara).
É nativa da parte ocidental da região mediterrânica, crescendo espontaneamente desde o sul de França a Portugal e no noroeste de África. O nome do género da esteva - Cistus - tem a ver com o facto de os seus frutos serem cápsulas globosas com 7 a 10 compartimentos. Etimologicamente vem do grego "ciste", que significa caixa, cesto.
É um arbusto que atinge 1-2,5 m de altura e de largura. As folhas são persistentes, lanceoladas, com 3–10 cm de comprimento e 1–2 cm de largura, verde escuro na face superior e mais claro na inferior. As flores têm 5–8 cm de diâmetro, com 5 pétalas brancas finas, normalmente com um ponto vermelho a castanho na base de cada uma, rodeando os estames e pistilos amarelos. Toda a planta se apresenta recoberta com um exsudado de resina aromática.
(Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre).
O container é um frasco plástico hermético cuja abertura se faz rodando com ligeira pressão na tampa.
Possui logbook, cachenotes e lápis.
Additional Hints
(Decrypt)
An sentn