CONVENTO VELHO
O Convento Velho é composto por:
Capela da Memória,Capela de Santa Catarina e Guarita de Jesus Crucificado ou (Senhor dos Esquecidos)
As capelas no seu conjunto estão cercados por um muro
CAPELA DA MEMÓRIA
Tudo indica que esta edificação seja a primitiva, e ter existência anterior à dos frades na Serra da Arrábida. Provavelmente erigida por Hildebrando, em memória da Lenda de Nossa Senhora da Arrábida, quiçá, um fenómeno religioso idêntico ao da Nossa Senhora do Cabo ou ao da Nazaré?
Na capela havia uma linda Imagem a que chamavam de Nossa Senhora das Tranças Loiras, roubada depois da Revolução de 1974.Tem ainda esta capela uma boa colecção de azulejos do século XVII.
CAPELA DE SANTA CATARINA
Esta capela foi mandada construir por frei Manuel de Jesus, um dos capelães da comitiva de Dona Catarina de Bragança, que foi Rainha de Inglaterra.
Como noutras capelas da serra, esta também foi vítima de roubo. A de uma imagem representando a 'pietá', desaparecida em 1980.
Tem esta capela um lindo lambril, em azulejo, do século XVII, e frescos no tecto.
GUARITA DE JESUS CRUCIFICADO
Numa guarita a montante do Convento, perto das celas escavadas na rocha , há no seu interior uma capela com uma imponente Imagem de Cristo Crucificado, oferecida por Dom João V, ao que se supõe, teria, na altura da encomenda, o destino do Convento de Mafra...
A Imagem está fixa na parede, sobre um altar forrado a azulejo, que no presente somente tem a sanefa e os sebastos, visto que os azulejos que compunham o pano foram roubados.
Através de uma fotografia antiga, os desenhos dos panos foram minuciosamente reconstituídos, e os respectivos azulejos pintados, respeitando os originais quer no processo de fabrico quer no da pintura. Aguardam autorização burocrática para a respectiva colocação.
Ao redor do interior circular da guarita, nas laterais da porta e respectivo vão, um lambrim em padrão pombalino, de roseta e lanças, em azul e sépia.
|