
A zona do Rabaçal é uma das mais bonitas de toda a região. Os tons de verde sucedem-se, mesclam cada recanto das encostas e não deixam ninguém indiferente.
Por aqui existem pelo menos cinco levadas que merecem ser percorridas: A levada do Alecrim; a do vento; a das 25 Fontes; a do Risco; e a da Rocha Vermelha.
Esta última é das menos conhecidas, e passa por baixo da Levada das 25 Fontes.

As belezas que encontras ao longo da Levada da Rocha Vermelha são um pouco diferentes daquelas que rodeiam a Lagoa do Vento, o Risco ou as 25 Fontes.
Por aqui, a vegetação é dominada pelas urzes, embora não faltem, também, alguns loureiros e algumas faias. Tanto de Verão, como de Inverno, temos a sensação de que estamos num local mais seco, ou pelo menos, onde o verde ganha uns tons mais suaves e não muito frequentes. Nas passagens mais expostas, onde o cuidado deve ser redobrado, estende-se, diante de nós, o vale da Ribeira da Janela.
Ao longo de todo o percurso, muitos são os pequenos ribeiros e bonitas quedas de água que vamos atravessando, todos eles subsidiários da grande Ribeira da Janela e os quais nos oferecem esplêndidas aguagens.

A Cache:
A maneira mais fácil é iniciares o teu percurso é estacionar na Casa de Lazer da Caldeira. Deveras descer no waypoint indicado e atravessar o túnel com cerca de 1700m de comprimento. Após este túnel encontrarás outro muito mais pequeno.
Ainda encontrarás a casa dos levadeiros onde poderás encontrar a cache “Levada da Rocha Vermelha”.
Pouco depois, junto à ponte sobre a Ribeira dos Cedros, a Levada da Rocha Vermelha cruza-se com a Levada do Seixal (que vem do grande túnel). A opção correta é seguir pela direita em direção à cascata.
Colocamos aqui esta cache por ser na nossa opinião a cascata mais bonita de todo o percurso.

|