
Mas o beirão mais castiço e simpático não é esse ambicioso de poder e mando, quase sempre tão limitado psicologicamente como os seus nativos horizontes. É o que fica agarrado às berças, sepultado nos abismos do seu Piódão neolítico, e que todos os anos sobe ao Colcorinho para cantar na Senhora das Necessidades a canção do seu destino, íngreme como as encostas onde cultiva a esperança. Toada que em nada lembra a que embala a Senhora do Almurtão, ou a que desperta o S. Bento da Porta Aberta — a Virgem insofrida das praganas da planície, e o Santo entorpecido da longa hibernação da montanha. Não. A Senhora das Necessidades ouve uma canção singela, nem muito quente nem muito fria, moderada e discreta como a da fé do romeiro.
- Miguel Torga Excerto do livro PORTUGAL, 3º Edição - Coimbra 1967
Esta cache é a segunda versão de uma colocada à 3 anos e encontra-se muito perto da aldeia histórica do Piódão.
Partindo do largo principal, sigam a direcção indicada pela placa do passeio pedestre da Aldeia até à Escola, atravessem a estrada da Foz D’Égua e continuem a subir até à pequena capela.
Há uma razão muito forte para a escola ter sido construída neste local, já descobriram qual ? Infelizmente o último grande incêndio não a poupou, a morte já estava anunciada por falta de alunos, o fogo poupou essa última afronta ao povo do Piódão.
A Capela da Senhora do Bom Parto foi mandada erigir por nossos familiares há alguns anos como pagamento de uma promessa. Imaginem o que seria viver nesses tempos longínquos sem vias de comunicação dignas desse nome e o que sentiria alguém que estivesse na eminência de dar à luz. Rezar muito...pois claro. Ainda hoje é muito difícil aqui chegar. Estradas estreitas, bermas mal definidas sobre precipícios, sem a protecção das árvores de outrora, desaparecidas após os sucessivos incêndios dos últimos anos. Conheci esta aldeia quando ainda a mancha florestal era densa e orlava as encostas da Serra do Açor. Abençoado Rally de Portugal que me fez conhecer locais maravilhosos. Felizmente agora existe o Geocaching para nos mostrar estes locais !
Aproveitem para apreciar uma das vistas mais bonitas desta aldeia histórica.
O CONTAINER NÃO ESTÁ NO MURO !
Divirtam-se e não se esqueçam, cache in, trash out.