A Várzea fica muito próximo de Santiago da Guarda. Aí existiu, junto à antiga estrada coimbrã, próximo da igreja da Senhora da Orada, uma residência dos Jesuítas.
Embora esteja em adiantado estado de ruína, ainda é bem visível um edifício de planta retângula, de dois pisos. Na fachada principal, consegue notar-se uma escadaria de lanço único com patamar de acesso à capela de pórtico de verga reta onde se encontra a seguinte inscrição: “IGNCIO DE LOYOLA (_) DA COMP.A DE IHS ROGAI POR (NOS)”, sob os símbolos do martírio de Cristo. As fachadas são abertas por múltiplas portas e janelas retas e de avental. No interior inúmeras divisões ligadas por corredores desenvolvem-se em ambos os pisos de pavimento já inexistente. Nas traseiras do edifício principal, encontra-se um pombal coevo, cilíndrico de alvenaria. Em outras construções de apoio à casa surgem inscrições nas padieiras tais como as siglas da Companhia de Jesus “IHS” ou datas “1693”.

Esta região é muito rica em fósseis. O anterior Pároco da Freguesia, Armando Olívio Duarte, com uma grande sensibilidade para a natureza e seu património fez uma recolha exaustiva de fósseis que estão na origem da “Casa Museu de Fósseis da Sicó”, inaugurada em 2007, no local da Granja, junto à Residência dos Jesuítas.
De referir que no futuro se espera que esta Casa/ Museu de Fósseis proporcione a oportunidade de estudos científicos para melhor identificação e catalogação dos fósseis expostos.
A Geocache
Constituída por um recipiente pequeno, com livro de registos, nota informativa e material de escrita.
Quando existir cultura no terreno devem-na contornar, junto à residência, para não danificar a mesma e ter em atenção o ponto de entrada.
