
A Cache
Esta cache faz parte de um trilho que vos levará a uma tão bela quanto difícil caminhada pelo alto das montanhas do Gerês, entre Pitões das Júnias e a Portela do Homem, num total de cerca de 33 kms.
É uma caminhada de montanha difícil, que, para se admirar devidamente a beleza das paisagens e aproveitar este lugar único, deve ser feita preferencialmente em dois dias, o que implica pernoitar na montanha.
Quem se aventurar seguirá por sua conta e risco, devendo ter a noção das suas capacidades e limitações. Deve estudar o caminho previamente e ir preparado para o efeito, precavendo-se convenientemente.
O melhor percurso é seguir os marcos da fronteira e caminhar no território espanhol, para evitar circular na zona interdita de protecção total portuguesa.
O objectivo é tirarem o máximo de prazer nesta caminhada, disfrutando destas paisagens e do contacto com uma natureza impar, com um oásis de paz.
Caminhem devagar, sem preocupações de tempo, subam aos topos, disfrutem destas paisagens e da natureza selvagem que vão atravessar.
Abstraiam-se dos vossos problemas do dia-a-dia, das expressões de cepticismo, individualismo e egoísmo que povoam o nosso quotidiano e gozem este pequeno período de ordem, onde podem disfrutar do básico da vida – contacto com a natureza, relações humanas directas e aprofundadas pelo companheirismo da caminhada e um pouco de mistério e aventura.
Sintam a sensação de, por dois dias, viverem em auto-suficiência e independência, sem a submissão ao supermercado, ao restaurante, à eletricidade, ao telefone e a todas as demais coisas que nos rodeiam numa complexa teia de produção e consumo. Durante estes dois dias a vossa vida terá um objectivo claro: alcançar um determinado pico e descer de volta, ou simplesmente fazer uma bonita caminhada de um ponto a outro até chegarem ao final. Tudo de que necessitam está à mão e carregam às vossas costas – mochila, comida, tenda, roupas, iluminação, etc. A vida vai reduzir-se a questões essenciais: achar o caminho, caminhar, espantar-se com a paisagem, conviver com os companheiros de aventura, conversas entremeadas por longos silêncios e respiração ofegante, montar acampamento, cozinhar, dormir. Por dois dias, terão um objectivo, um rumo claro a seguir e poderão sentir-se autónomos. Serão dois dias em que não haverá momentos de tédio.
Tudo, do começo ao fim, é divertido.
Aproveitem cada minuto!
Aproveitem o por do sol e o nascer do dia!
Aproveitem cada paisagem de tirar o folego!
Gozem!
Gozem cada pedra, cada penedo que consigam subir!
Gozem cada arranhão que sofram!
Gozem cada animal ou planta que vejam!
No final estarão cansados mas rejuvenescidos!