Escalada é uma técnica desportiva cujo fim é atingir o cume de uma parede rochosa, de um bloco ou de um muro de escalada. O terreno vai de alguns metros para o bloco ou o muro de escalada, até a centenas de metros para as paredes rochosas.
Na escalada, o princípio de adaptação ao meio utiliza dois equipamentos de base: o sapato de escalada, o chamada pé de gato, e o carbonato de magnésio - para secar a transpiração das mãos e aumentar a aderência - , mas este equipamento é extremamente básico, na realidade poucos podem se permitir atacar uma parede só assim equipados.
Na realidade, não só na escalada, mas nos desportos deste tipo na montanha, o equipamento habitual, que deve ser garantido por um controle de qualidade internacional, é composto por dois tipos de material; o de segurança e o auxiliar.
A escalada de falésia (desportiva) consiste em escalar vias em rocha com uma altura considerável, onde é privilegiada a resistência física do atleta. Em geral, a escalada de falésia é feita com recurso a vários equipamentos de segurança.
A Escola de Escalada das Pedreiras possui uma paisagem magnífica e nem a proximidade das escavações consegue comprometer o silêncio e a tranquilidade que se vivem aqui.
A escola nunca foi muito desenvolvida, não por falta de locais para expansão, pois toda a falésia em redor possui um grande potencial para muitas e novas vias, mas talvez pela sua aproximação e dificuldade de acesso.
O acesso à Escola de Escalada das Pedreiras não é tarefa fácil, mas sendo persistente e seguindo as indicações é possível chegar lá.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Escalada
Agradecimentos:
O meu obrigado ao Zé Maria pela autorização na utilização de fotos e de texto retirado do site www.gmes.com, que ajudará imenso a chegar a esta Escola de Escalada e por consequência, à cache.
O meu obrigado é extensivo a todos os escaladores que de uma forma ou outra ajudaram a criar esta Escola e aos que ainda a mantêm.
Para chegar às primeiras coordenadas basta seguir em direção a Sesimbra. Na rotunda de Santana vire à esquerda em direção à Arrábida e na rotunda seguinte terá que virar à direita em direção às Pedreiras. Ao entrar na localidade Pedreiras deverá seguir as indicações Pedreiras Centro.
Após ter chegado às coordenadas iniciais, deparar-se-á com um cruzamento onde seguirá as indicações Lisboa/Maçã, para 50m depois virar no primeiro corte em terra à esquerda (Foto 1).

Foto 1
Logo de seguida, siga pela direita (Foto 2).

Foto 2
Depois é só seguir praticamente em frente.
Quem não possuir um veículo 4x4 terá que deixá-lo algures neste caminho. Os carros 4x4 poderão estacionar num segundo local, que dista cerca de 1 km desde o início da estrada de terra. Quer se siga a pé ou de jipe, a pedreira vai estar sempre do nosso lado esquerdo.
Esteja sempre atentos às mariolas que vos ajudarão a seguir o trilho certo (Foto 3).

Foto 3
Outras fotos:



Se aqui chegaram, seguindo este verdadeiro labirinto, o mais difícil está feito, agora é só procurá-la.
Desçam a falésia com cuidado! Não tenham pressa que a cache não foge. Não usem chinelos!! Sigam sempre pelos trilhos e não estraguem a vegetação.
Neste local pratica-se escalada desportiva. Aprecie a vista e relaxe!!
Ofertas:
Pin FTF; Pin Geocaching.