Skip to content

Azenha das Passadoiras Multi-Cache

This cache has been archived.

btreviewer: Esta cache foi arquivada por falta de uma resposta atempada e/ou adequada perante as situações relatadas. Relembro a secção das guidelines sobre a manutenção http://www.geocaching.com/about/guidelines.aspx#cachemaintenance :

[quote]
Você é responsável por visitas ocasionais à sua geocache para assegurar que está tudo em ordem para funcionar, especialmente quando alguém reporta um problema com a geocache (desaparecimento, estrago, humidade/infiltrações, etc.), ou faz um registo "Precisa de Manutenção". Desactive temporariamente a sua geocache para que os outros saibam que não devem procurar a geocache até que tenha resolvido o problema. É-lhe concedido um período razoável de tempo - geralmente até 4 semanas - dentro do qual deverá verificar o estado da sua geocache. Se a geocache não estiver a receber a manutenção necessária ou estiver temporariamente desactivada por um longo período de tempo, poderemos arquivar a página da geocache.

Por causa do esforço requerido para manter uma geocache, por favor coloque geocaches físicas no seu espaço habitual de geocaching e não em sítios para onde costuma viajar. Geocaches colocadas durante viagens não serão muito provavelmente publicadas a menos que possa fornecer um plano de manutenção adequado. Este plano deve permitir uma resposta rápida a problemas reportados, e deverá incluir o Nome de Utilizador de um geocacher local que irá tomar conta dos problemas de manutenção na sua ausência. [/quote]

Como owner, se tiver planos para recolocar a cache, por favor, contacte-me por [url=http://www.geocaching.com/email/?u=btreviewer]e-mail[/url].

Lembro que a eventual reactivação desta cache passará pelo mesmo processo de análise como se fosse uma nova cache, com todas as implicações que as guidelines actuais indicam.

Se no local existe algum container, por favor recolha-o a fim de evitar que se torne lixo (geolitter).

Obrigado

[b] btreviewer [/b]
Geocaching.com Volunteer Cache Reviewer

[url=http://support.groundspeak.com/index.php?pg=kb.page&id=77][i][b]Work with the reviewer, not against him.[/b][/i][/url]

More
Hidden : 09/04/2013
Difficulty:
3 out of 5
Terrain:
1.5 out of 5

Size: Size:   micro (micro)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


Fechar bem o conteiner. E não deixar nada da cache amostra.


Translation
Rio Neiva

Rio Neiva é um rio de Portugal que nasce na Serra de Oural (Vila Verde) e desagua entre Castelo do Neiva (freguesia situada na margem direita), 8 Km a sul de Viana do Castelo, e Antas (situada na margem esquerda). A bacia hidrográfica do rio Neiva está situada entre as dos rios Lima e Cávado. Passa por terras do concelho de Vila Verde (freguesias de Godinhaços, Pedregais Duas Igrejas, Goães e Arcozelo); do concelho de Ponte de Lima (freguesias de Anais, Calvelo, Vilar das Almas e Sandiães); do concelho de Barcelos (freguesias de Panque, Cossourado, Balugães, Aguiar, Durrães, Tregosa e Fragoso); e dos concelhos de Esposende e Viana do Castelo (freguesias de Carvoeiro, Barroselas, Forjães, Alvarães, São Romão do Neiva, Antas e Castelo do Neiva). Os afluentes mais importantes são, na margem direita, o rio Nevoinho, que nasce em Fojo-Lobal, passando por terras de Cabaços, Piães, Navió, e Poiares, no concelho de Ponte de Lima e um subafluente, o Pombarinhos, que nasce em Gormande, no mesmo concelho, e passa por terras de Cabaços, Friastelas, Freixo e Poiares e que tem a sua confluência junto do rio Neiva no Lugar de Entre-rios. Na margem esquerda há dois afluentes importantes que vêm do lado do monte de São Gonçalo e que desaguam no rio Neiva, na Fregesia de Fragoso. Os restantes afluentes são ribeiros que secam sempre no Verão.

Azenha das Passadeiras

A azenha esta localizado na aldeia de Tregosa. Um moinho de água, ou azenha, é qualquer tipo de mecanismo capaz de aproveitar a energia cinética da movimentação de águas e que permite, moer grãos, irrigar grandes arrozais, drenar terras alagadas e até gerar eletricidade a partir da adaptação de geradores elétricos. Há centenas de anos que o movimento da água é usado nos moinhos. A passagem da água faz mover rodízios de madeira que estão ligados a uma mó (pedra redonda muito pesada). Esta, mói o cereal (trigo, milho, cevada, aveia, etc.) transformando-o em farinha. Estas são as estruturas mais primitivas conhecidas de aproveitamento da energia cinética das águas dos rios e ribeiros. Modernamente, certas corredeiras e quedas d'água provisórias, onde eram instalados esses moinhos, são usadas para produzir energia elétrica. Hidro significa água. Energia hidráulica é a energia produzida através do movimento da água, podendo ser disponibilizada sob a forma de eletricidade, ou diretamente sob a forma de energia mecânica (movimento de rotação). Quando chove nas colinas e montanhas a água escorre para os rios que se deslocam para o mar. O movimento ou a queda da água contém energia cinética e energia potencial que pode ser aproveitada como fonte de energia. Normalmente constroem-se diques que param o curso da água acumulando-a num reservatório a que se chama albufeira ou represa. Noutros casos, existem diques (açudes) que não param o curso natural da água, mas obriga-a a passar por um desvio que a leva até o moinho. A transformação da energia contida nos cursos de água em energia aproveitável pode ser feito por meio de uma turbina ou de uma roda de água. Quando se abrem as comportas da barragem, a água presa passa pelas lâminas da turbina (ou pela roda de água) fazendo-a girar, usando a força motriz da água. A partir do movimento de rotação da turbina o processo repete-se, ou seja, o gerador ligado à turbina transforma a energia mecânica em eletricidade. Isto é o que acontece na maior parte das barragens.

>
A cache

Chegando ao primeiro ponte vais encontrar este simbolo uma pedra ( X ), a partir dessa pedra tens de contar todas as “partes brancas” das passadeiras ATENÇÃO: O (x) também conta. Numero de pedras e = P Então: N41º 38 ( -015 + P) W008º 41. (995-P) BOAS CACHADAS



This page was generated by GeoPT Listing Generator

Additional Hints (Decrypt)

Byun baqr graf bf grhf céf? Phvqnqb pbz bf ivmvaubf...

Decryption Key

A|B|C|D|E|F|G|H|I|J|K|L|M
-------------------------
N|O|P|Q|R|S|T|U|V|W|X|Y|Z

(letter above equals below, and vice versa)