
O antigo farol de Cacilhas, que esteve em funcionamento entre 1885 e 1978 junto ao cais fluvial desta localidade, foi recentemente restaurado na sequência de um protocolo entre a Marinha e o Município de Almada. O farol voltou há muito pouco tempo para o seu lugar quase original, para poder continuar a espreitar o Tejo na ponta de Cacilhas.
Em 1978 este farol foi desmantelado e seguiu para a Ponta do Queimado, na freguesia da Serreta, na ilha Terceira, Açores.
Na sua atual localização, o Farol de Cacilhas encontra-se no início da parte mais estreita do estuário do Tejo, designada técnicamente por 'Gargalo do Tejo' , com direção este / oeste, ao longo do corredor terminal do rio Tejo entre Cacilhas/Lisboa e a Trafaria / S. Julião da Barra.
Relativamente à formação geologica do Gargalo do Tejo, o eminente cientista e geologo Galopim de Carvalho, defende a tese que, antigamente o Tejo já correu por terras do concelho de Sesimbra. Ele refere que a actual abertura ao oceano do rio Tejo, ligando-o ao pequeno mar interior que é o seu estuário, faz-se por um canal estreito conhecido por “Gargalo do Tejo”, uma abertura que se instalou ao longo de um sistema de falhas paralelas que rasgaram a crosta na referida direcção, abrindo um vale que passou a dar saída às águas do grande rio.
Quer isto dizer que a Ponte 25 de Abril atravessa o referido sistema de falhas, mas, dizem os entendidos, esta obra foi calculada no estrito respeito pelas normas de construção exigidas face à sismicidade própria da região de Lisboa.
Galopim de Carvalho defende que o troço terminal do Tejo corria para dentro com a mesma orientação do traçado actual entre Vila Nova da Barquinha e o Mar da Palha, passando pela região onde hoje se situam Almada, Seixal e Barreiro, indo desaguar à latitude da Lagoa de Albufeira.
Segundo este eminente cientista o Gargalo do Tejo que tem início onde hoje podemos ver o Farol de Cacilhas é muito recente, pois tem apenas de 1 milhão de anos.
Esta é a quarta cache da série "Gargalo do Tejo. A visita destas 4 caches colocadas entre Cacilhas e a Trafaria, permite descobrir e admirar o "Gargalo do Tejo" na margem Sul em toda a sua extensão.

Visite as caches:
Gargalo do Tejo_1
http://www.geocaching.com/geocache/GC2NQBP_gargalo-do-tejo-1?guid=30b5f23b-414a-4379-b85c-14c7b2d1bae3
Gargalo do Tejo_2 O Miradouro
http://www.geocaching.com/geocache/GC33WCD_gargalo-do-tejo-2-o-miradouro?guid=8aa9d5b8-baaf-4a86-b9b1-d2cc6a51eb19
A Ponte 25 de Abril - Gargalo do Tejo_3
http://www.geocaching.com/geocache/GC3B5VC_a-ponte-25-de-abril-gargalo-do-tejo-3?guid=b07a7300-996b-41d0-a279-0b97c1856a5b
![]()
Encontre mais informações sobre o Gargalo do Tejo em:
http://sopasdepedra.blogspot.com/2010/03/anterior-foz-do-tejo.html
http://movimentoprotejo.blogspot.com/2010/07/o-patrimonio-do-tejo-paisagem-cultural_2572.html

|