A Serra do Marão é a sexta maior elevação de Portugal Continental, com 1415 m de altitude e 689 m de proeminência topográfica. Situa-se na região de transição do Douro Litoral para Trás os Montes e Alto Douro. No ponto mais alto encontra-se o vértice geodésico do Marão e o Observatório Astronómico do Marão.
O VG - Gavião é um VG tradicional que se encontra situado a 1196.73mts mesmo no alto da Serra do Marão, proporciona a quem o visita uma excelente vista sobre a serra, e faz com que a cidade de Amarante pareça estar a nossos pés.
Sem sombra de dúvida este vértice geodésico é uma das pequenas maravilhas existentes na serra do Marão, dá-nos um olhar e uma perceção extraordinária sobre o Parque eólicas da Pena Suar inauguradas a 18 de Setembro de 1998, a hélice de acordo com o vento roda com tanta velocidade e imponência que nos assusta ao lembrar o quanto somos pequenos ao pé desta serra e destas ventoinhas de energia renovável.
Estive quase a tocar o céu isto dito literalmente, mas a paisagem desta serra e vista deste vértice é mesmo arrebatadora, á direita fica o IP4 e o Túnel do Marão, á esquerda Canadelo, Rebordelo e Covelo do Monte, atras de nós o parque eólico o Alvão e Campeã, e á nossa frente a Capelinha de Nossa Senhora de Moreira, é esta vista de 360º que nos faz esquecer o esforço necessário para chegar ate ao alto.
Fica aqui a cache para visitarem, da minha parte é tudo, espero que gostem!
Obrigado a todos!
Um vértice geodésico (popularmente chamado 'talefe' em Portugal, e 'Pinoco' no Norte de Portugal) é um sinal que indica uma posição cartográfica exacta e que forma parte de uma rede de triângulos com outros vértices geodésicos. São escolhidos sítios altos e isolados com linha de visão para outros vértices.
A rede geodésica portuguesa é formada por vértices geodésicos que se dividem em três ordens de importância:
1ª Ordem – pirâmides distando 30 a 60 km
2ª Ordem – cilindro + cone listados distando 20 a 30 km
3ª Ordem – cilindro + cone distando 5 a 10 km
|