Skip to content

<

Ribeira Brava Waterfall

A cache by Mendes&Freitas Send Message to Owner Message this owner
Hidden : 12/10/2013
Difficulty:
1.5 out of 5
Terrain:
1 out of 5

Size: Size:   other (other)

Join now to view geocache location details. It's free!

Watch

How Geocaching Works

Please note Use of geocaching.com services is subject to the terms and conditions in our disclaimer.

Geocache Description:


A Ilha da Madeira ascende cerca de 5000 metros acima do fundo do oceano e 1862 metros acima do nível médio da águas do mar. Há cerca de 20 milhões de anos atrás uma erupção submarina profunda no fundo do Atlântico iniciou a criação que hoje é conhecido como a "Pérola do Atlântico". Hoje, desconhece-se a existência de actividade vulcânica na Ilha da Madeira.

A ilha é composta por um Complexo de Base, um Complexo Vulcâncio Periférico (onde esta earthcache está localizada), um Complexo Vulcânico das Lombadas Superiores, o Complexo Basáltico do Paul da Serra e Escoadas Modernas.

As quedas de água, são formações geomorfológicas nas quais os cursos de água correm por cima de uma rocha de composição resistente à erosão, formando uma súbita quebra na vertical. É um lugar onde a água flui sobre uma queda vertical no curso de uma ribeira ou rio.

As cascatas são comumente formadas quando um rio é jovem. Nessas ocasiões, o canal é muitas vezes estreito e profundo.

Quando os rios correm sobre solos mais resistentes, a erosão acontece lentamente, enquanto que em solos menos resistentes, a erosão ocorre mais rapidamente. A erosão também está relacionada com a quantidade e velocidade de água do caudal de água.

Como o curso de água aumenta, a sua velocidade na borda da queda de água arranca o material do leito do rio. Remoinhos criados na turbulência, bem como areia e pedras transportadas pela hidrovia, aumentam a capacidade de erosão.

Muitas vezes, ao longo do tempo, a queda de água vai recuar um pouco (devido à erosão) para formar uma garganta ou desfiladeiro, pois o caudal de água vai esculpir mais profundo no cume acima dela. A taxa de “recuo” de uma queda de água pode ser tão alta quanto um metro e meio por ano.

Normalmente, a camada da rocha logo abaixo da mais resistente, será de um tipo mais macio, o que significa que a escavação subterrânea devido aos salpicos de água, ocorrerá aqui para formar uma caverna - como a formação superficial conhecido como um abrigo sob rocha e atrás da queda de água.

Eventualmente, o afloramento superior mais resistente das rochas entrarão em colapso sob a pressão da água e irão arrastar estes blocos de rocha à base da queda de água. Estes blocos de rocha são, então, divididos em pedras menores pelo atrito enquanto colidem uns com os outros, e eles também corroem a base da queda de água pela abrasão, criando uma piscina de mergulho ou um desfiladeiro profundo.

Os fluxos de água tornam-se mais largos acima da queda de água devido a fluir sobre a plataforma de rocha, e há normalmente uma zona de profundidade abaixo da queda de água devido à energia cinética da água ao atingir o fundo. Cascatas formam-se normalmente em uma área rochosa devido à erosão. Após um longo período de ser totalmente formado, a água que cai fora da borda recuará, causando um poço horizontal paralelo à parede da queda de água. Eventualmente, como o poço se aprofunda, a cascata cai para ser substituído por um trecho de forte inclinação sob o leito do rio ou ribeira.

Além de processos graduais como a erosão, o movimento de terra causados por terremotos, deslizamentos ou vulcões podem causar uma diferença na altitude dos solos, que interfiram com o curso natural de um fluxo de água, resultando na formação de quedas de água.

A Earthcache

No Ground Zero podes observar a imponente montanha do Vale da Ribeira Brava que foi sofrendo a erosão pela água das diversas quedas de água que se formaram ao longo do tempo.

A queda de água em questão provém da Ribeira Funda na zona de São Paulo.

Para fazer o log desta earthcache envia-nos as respostas das seguintes tarefas por e-mail:

1. Que rocha constituí a montanha onde se encontra a queda de água?

2. Estima a largura (em metros) da ribeira que se encontra à tua frente.

3. Dirije-te ao Waypoint 1. O que se encontras neste local?

4. No GZ tira uma foto tua ou do teu nickname mostrando as imponentes montanhas do local ou a queda de água (Tarefa obrigatória a partir de 23 de Abril de 2020).

Segundo as diretrizes de Janeiro de 2013: Depois de enviar as respostas por e-mail podes efetuar o log e fazer o upload da foto, caso haja algum problema entraremos em contacto contigo. Caso não envies as respostas, ou não faças o upload da foto, o teu log será eliminado.

The Earthcache

In the Ground Zero you can observe the imposing mountain of the Ribeira Brava Valley that has been eroded by water from the various waterfalls that have formed over time.

The water fall in question comes from Ribeira Funda in the São Paulo area.

To log this earthcache send us the answers of the following questions by email:

1. What rock is the mountain where the waterfall is?

2. Estimate the width (in meters) of the stream that is in front of you.

3. Go to Waypoint 1. What is in this place?

4. In the GZ takes a photo of yourself or your nickname with the GPS showing the imposing mountains of the place or the waterfall (Mandatory task from April 23, 2020).

According to the January 2013 guidelines: After sending the answers by email you can log it, and upload the photo, if there is any problem we will contact you. If you do not send us the answers, or do not upload the photo, your log will be deleted.

Additional Hints (No hints available.)