A Casa da Cultura
O centro de interpretação “A Moagem Cidade do Engenho e das Artes” é actualmente um dos principais focos de dinamização e divulgação cultural da cidade do Fundão.
O edificio possui além da vertente museológica, diversas salas de exposição, uma sala multifacetada que permite a apresentação de peças de teatro, projeção de filmes e organização de conferencias e, não menos importante, o centro do visitante, com a apresentação de alguns produtos regionais.
Site: https://www.cm-fundao.pt/index.php/cultura/23-equipamentos-culturais/99-a-moagem-cidade-do-engenho-e-das-artes
A História
Aquando das profundas alterações no edifício da antiga moagem, preservou-se uma das suas componentes técnicas mais singulares, mantendo-se deste modo um património técnico económico e social da história da cidade e da região.
A conservação de parte do ambiente e dos mecanismos que estruturavam a moagem do centeio afirma, na totalidade do equipamento, a componente do espaço arquitetónico. Um espaço que se transforma num amplo território de cruzamento e de emergências mnemónicas.
O centro de interpretação desenvolve-se por três pisos e constitui um extraordinário exemplar de arqueologia industrial do interior de Portugal. Demonstra, entre outras, componentes técnicas, o encadeamento do processo de transformação do processo de cereal em farinha conhecido por sistema de austro-húngaro, difundido na europa em finais do seculo XIX e que se aplicou no Fundão nos anos 20 do século passado.


As tecnologias, em madeira e em ferro, possibilitam as circulações e transformações físicas e químicas de um dos elementos fundamentais da história e da identidade rurais da região do Fundão: O centeio.

O Centro de Interpretação apresenta, de maneira sucinta, a evolução cronológica das componentes arquitetónicas e tecnológicas da “Empreza de Moagem do Fundão” até à sua radical transformação em Casa do Engenho e das Artes, operada nos inícios do seculo XXI.
Neste espaço, estão também presentes as dimensões humanas e sociais intrínsecas à sua componente tecnológica. Os gestos, os sons, as “estórias”, as solidariedades, os receios e os sonhos são relembrados, transmitidos e contados por alguns dos antigos trabalhadores: afinal os grandes construtores da memória do lugar.
A Cache
A cache além de vos levar a conhecer um pouco mais da história de um edifício singular no Fundão, encontra-se à vista de todos no hall de entrada e acessível apenas no horário de funcionamento terça a sexta das 9h30 às 13h00 e das 14h30 às 18h00 e sábado a domingo das 14h00 ás 19h00.
Para conseguirem aceder a ela, vão ter de responder acertadamente a quatro questões e compor o código de letras correto.
1) O sistema adotado para a transformação do centeio é o sistema:
A - Grego
B - Austro-húngaro
C - Franco-Belga
D - Americano
2) O sistema atrás referido foi difundido no final do século:
E - XVIII
F - XIX
G - XX
H - XVII
3) Qual o nome da empresa fundadora
I - A Moagem do Fundão
J - Empresa de Moagem do Fundão
K - Empreza de Moagem do Fundão
L - Fábrica de Moagem do Fundão
4) No exterior encontra-se a Mó que deu origem ao logotipo da Moagem. Qual a coordenada onde se encontra?
M - N 40º 08.506 W 007º 29.808
N - N 40º 08.524 W 007º 29.826
O - N 40º 08.525 W 007º 29.813
P - N 40º 08.544 W 007º 29.806